Gestão de Contratos – o que é e como fazer

Charbel Atalla Antonio



Gestão de Contrato é cuidar para que tudo ocorra de forma igual ou melhor que o previsto – para a parte interessada num contrato.

Gestão de Contratos é uma habilidade cada vez mais frequentemente requerida para os mais diversos postos de trabalho, adicionalmente às atribuições normais do cargo.
Gestor de Contratos é o profissional que tem por atividade e responsabilidade principais a Gestão de Contratos.

Existe uma infinidade de tipos de contrato. Consequentemente uma infinidade de aspectos importantes para a atenção e atuação do Gestor de Contratos.
Contudo podemos relacionar e destacar os pontos básicos e principais da Gestão de Contratos, a serem observados por todo Gestor de Contratos, quer seja uma Gestão de Contrato pelo Contratante ou pelo Contratado.


Obrigações do Gestor de Contratos

• O Gestor de Contratos deve ter conhecimento pleno e minucioso do contrato.
• Para uma boa Gestão de Contratos é imprescindível providenciar planejamento e programação detalhados de todas atividades e eventos – incluindo os financeiros – do contrato sob sua gestão. O ideal, usual, é ter-se um cronograma – às vezes dois, um físico e um financeiro.
• O Gestor de Contratos deve providenciar, assegurar, o provimento dos recursos – materiais e humanos – necessários à realização do estabelecido no contrato.
• Na Gestão de Contratos deve-se identificar e destacar os pontos mais importantes - a serem controlados com maior atenção: itens de maior valor (Curva ABC), caminho crítico, etc..
• Um bom Gestor de Contratos deve acompanhar continuamente a realização do contrato, comparando o previsto com o realizado. Detectar toda e qualquer ocorrência, tendência ou possibilidade de desvio: se negativo, providenciar a correção ou solução; se positivo, capitalizar o ganho.
• O Gestor de Contratos deve apresentar relato ou relatório gerencial sempre que solicitado, ou periodicamente.
• A Gestão de Contratos compreende também fazer análise crítica do Contrato e propor alterações ou melhorias onde necessário ou possível.
• O Gestor de Contratos deve providenciar registro suficiente de todas ações e eventos do Contrato que satisfaçam qualquer auditoria possível.
• A Gestão de Contratos deve providenciar condições para comprovação do cumprimento das obrigações contratuais: vistorias, diários, fotografias, atas, inventários, notas fiscais, certificados, etc..
• É ainda obrigação do Gestor de Contratos providenciar condições para que ele próprio – o Gestor do Contrato – possa ser substituído a qualquer momento.


Direitos do Gestor de Contratos

• Dispor dos recursos mínimos necessários – por ele requisitados – para uma boa gestão do contrato.
• Ser informado – em tempo hábil – sobre qualquer aspecto importante, não previsível ou presumível por um gestor de contratos em condições normais.


Ferramentas da Gestão de Contratos

CronogramaCaminho CríticoMatriz de responsabilidadesFluxogramaAta de ReuniãoCheck-ListCurva ABCCurva SRelatório GerencialFollow-upGestão à VistaGráficosMatemática FinanceiraPlano de AçãoRegistro de Não ConformidadesSolução de problemasTomada de decisãoRelatório de Progresso



Gostou do Operando Bien?
Se desejar, você pode retribuir ou colaborar.

e, se você for dar uma festa,
promover um evento, não importa o tamanho,
garanta seu sucesso com a
>>> Se você tiver perguntas ou quiser colaborar para o assunto com seu conhecimento e experiência, me mande um email ou publique aqui o seu comentário.
"Ainda é cedo"... mas se você já vai mesmo... > sair do Operando Bien

8 comentários:

Ari Lopes disse...

Gostei do Blog e estou seguindo.
Convido a visitarem os meus

Ari

http://blogdoprofessorari
http://saudecompleta.blogspot.com
http://redebichos.ning

Gisele Tessari disse...

Parabéns pelo seu blog. Esse foi o meu primeiro contato com o assunto. A objetividade das informações e os links que vc disponibiliza entre os tópicos abordados, facilitam bastante a consulta e o entendimento.

Anônimo disse...

Prezados,

estou atuando como gerente de contratos em uma empresa de terceirização de mão de obra e gostaria de ajuda de vocês para me indicarem uma ferramenta de gestão de contratos, alguém pode me indicar alguma.

Att,

Carlos

Sérgio Mylius da Silva disse...

Alô Pessoal,

Eu já ministrei vários cursos presenciais sobre como é o processo -- do início ao fim --- de gestão de contratos em ambientes de projetos de engenharia e obras.

Se alguém de vocês tem interesse neste conteúdo é só entrar em contato comigo que eu lhes envio uma cópia do referido material.

Um Grande Abraço a Todos!

Sérgio Mylius da Silva
Diretor
Mylius - Gestão da Inovação
www.linkedin.com/in/mylius
mylius@terra.com.br
Skype: mylius1234

Jane disse...

Olá Sergio eu gostaria de receber seu material obrigada !!!

Unknown disse...

Nos noite Sérgio, estou iniciando projeto de gestor de contrato e gostaria muito de receber seu material. Favor enviar para claudio_joliveira@hotmail.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Parabéns pelo blog muito bom o material apresentado.
Sérgio achei muito legal a inciativa de compartilhar o material.
Por gentileza poderia enviar para mamerces11@gmail.com.