Charbel Atalla Antonio
Este artigo é sobre “como” aplicar soluções planejadas para resolver problemas.
É referente a um dos seis aspectos principais de um Plano de Ação – um dos H dos 5W1H.
Especialmente para problemas e soluções novos, contendo novos materiais, novas tecnologias, procedimentos – inovação.
Você poder perder uma ótima solução por uma forma inadequada de aplicar. Um dos erros atuais mais comuns é não dar tempo para o resultado se manifestar!
"Como" Fazer – técnicas, métodos, procedimentos
• Tiro ao Alvo – como regra geral, dê pelo menos três tiros fazendo a mesma pontaria antes de corrigir a mira.
• Uma remédio novo por vez – sempre que possível. Se você aplicar várias soluções ao mesmo tempo ficará sem saber o efeito de cada uma.
• Simulação – protótipos físicos, modelos matemáticos, desenhos, etc., geralmente são muito mais rápidos e menos custosos que possíveis seqüências de tentativas, erros e correções.
• Testes – não pinte 1000m2 de parede com uma tinta nova sem antes fazer um teste, uma amostra (aderência, odor, tempo de secagem, textura, cor, etc.). Não faça uma cirurgia plástica sem antes testar a reação fisiológica do paciente.
• Timing – ache o momento certo, o ritmo certo. Compatibilize as ações novas com atividades em curso, com condições ambientes variáveis ou sazonais, com presença ou ausência de certas pessoas, etc.
• Informação / Treinamento – não deixe de informar e instruir devidamente todos os interessados, envolvidos e afetados pelas novidades.
• Plano de Contingência – tenha sempre uma previsão do que fazer perante as possíveis dificuldades. Se chover? Se faltar material? Se acabar a energia? Se ele ficar doente? Também conhecido por análise “What-if” (e se...).
• Registro – use e abuse de anotações, fotografias, gravações de áudio, vídeo. Deixe bem registrado as condições "Antes" e "Depois", sem esquecer também do "Durante". Muito útil para possíveis avaliações, ajustes posteriores, benchmarking, marketing, etc..
• Persistência – com muita freqüência é a maior responsável pelo sucesso. Sempre que cabível, deve-se prever já no planejamento o tempo de reação máximo previsto e/ou a quantidade adequada de repetições ou tentativas.
• Divulgação dos Resultados – não fique apenas aguardando a "justiça divina" – dê uma mãozinha – faça o seu marketing...!
Gostou do Operando Bien?
Se desejar, você pode retribuir ou colaborar.
promover um evento, não importa o tamanho,
>>> Para ser avisado sobre novos artigos informe seu email na coluna ao lado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário