Almoxarifado – Controle de Entradas e Saidas

Charbel Atalla Antonio


O controle de entradas e saídas de um almoxarifado – controle de balcão - por razões diversas, geralmente é bastante problemático. E o prejuízo indireto, devido à falta imprevista de itens, exatamente no momento em que são mais necessários, costuma ser maior que o próprio custo dos itens “faltantes”.
A cada inventário surgem grandes diferenças e inúmeras explicações e justificativas. Corrigem-se as quantidades, lançam-se os prejuízos... – até o novo inventário mostrar o resultado...

Minha recomendação é implantar um sistema, um registro de entradas e saídas, e controlar o resultado continuamente (durante certo tempo, alguns meses) através de inventários parciais, rápidos, por amostragem. Verificar as deficiências, corrigir – o processo – imediatamente, e continuar controlando, verificando, ajustando – sempre o processo. Essencialmente um PDCA.

O controle a ser implantado pode variar bastante, dependendo de vários fatores: porte do almoxarifado, quantidade de usuários, movimento, tipo de materiais, valor unitário médio, condições de processamento do controle, cultura da empresa, etc., etc.. Variando desde nenhum controle a controles sofisticados por leitura óptica, usando Kanban, e/ou, o que é mais comum, usando um “caderno”, um formulário de registro manual – manuscrito – no balcão de entregas e recebimentos.
A figura abaixo mostra um formulário usual para essa finalidade. Com um nível médio de detalhes e informações a registrar. Pode ser mais simplificado e também bem mais completo. Pode ser implantado praticamente de imediato.
Se desejar, acesse o arquivo original em formato de planilha, editável, pronto para ser usado.

(clique na figura para ampliar)

Uma vez implantado o uso do formulário, do registro de entradas e saídas, ele deve ser integrado a um sistema de controle perante o estoque mínimo, para gerar as devidas requisições ou solicitações de compra, e assim assegurar a adequada reposição dos itens necessários.
Atenção deve ser dada para não computar indevidamente as saídas ou entradas “especiais”, como itens para sucata e outras do tipo, para não gerar reposição desnecessária. Os itens referentes a esses casos devem ser separados fisicamente (caixa para sucata, etc.) para não gerar confusão em inventários – são liberados oportunamente, geralmente por um supervisor.

As folhas de formulário, que mesmo manuscritas compõem um excelente banco de dados, devem ser numeradas, e arquivadas por certo tempo (usual 6 meses a 1 ano) para possíveis ou eventuais consultas e análises. Adicionalmente podem também ser digitadas, por exemplo, em forma de planilha, e aí, com muita facilidade, podem prestar-se a várias análises de muita utilidade: consumos por OS, por usuário, por período, de qualquer item por cada usuário, etc., etc..

Importante: de nada adianta todo o sitema se não houver “disciplina”. Em muitos casos é conveniente destacar o procedimento, em forma de “aviso”: “É obrigatória a anotação de qualquer entrada ou saida, independente da quantidade ou motivo”.

Gostou do Operando Bien?
Se desejar, você pode retribuir ou colaborar.



e, se você for dar uma festa,
promover um evento, não importa o tamanho,
garanta seu sucesso com a
>>> Se você tiver perguntas ou quiser colaborar para o assunto com seu conhecimento e experiência, me mande um email ou publique aqui o seu comentário.


"Ainda é cedo"... mas se você já vai mesmo... > sair do Operando Bien

8 comentários:

Francisco disse...

Me foi muito Util essas informções, muito obrigado. Vcs estão de parabéns!

Anônimo disse...

SUAS INFORMAÇÕES SAO EXCELENTES PARA INICIANTES COMO EU. VCS ESTAM DE PARABÉNS. E MUITO OBRIGADA

ENG. PRODUÇAO disse...

FERRAMENTA SIMPLES...Q MTAS EMPRESAS SEQUER UTILIZAM...PARABÉNS!!!

Anônimo disse...

AGRADEÇO MUITO PELAS INFORMAÇÕES AQUI CONTIDAS, FORAM-ME DE MUITA VALIA. sAUDAÇÕES.

washington luis felix disse...

Obrigado,me foi muito útil,vou começar á trabalhar pela primeira vez em um almoxarifado.E quero ser bem sucedido na experiência.

Bruno disse...

Gostei muito e suas informações são de grande ajuda obrigado pela dica e vou compartilhar com amigos sobre o site.

Otavio De Oliveira disse...

Foi de grande ajuda estão de parabéns.. mas me responde um duvida.. é uma folha para cada solicitação ou uma folha pode conter mais de uma solicitação? por exemplo: a folha de numero 2 teve 6 solicitações de ferramentas para diferentes areas.. como é feito ? obrigado.

Unknown disse...

Boa tarde Pessoal..
Alguem tem o dawloand dessa planilha pra me passar..Eu ficarei grato..
Aquibesta meu email.

alisonwillianduarte@hotmail.com