Cronograma em excel - automático, pronto pra usar

Charbel Atalla Antonio

english version - by Barbara Louise Pollacsek

Hoje existem diversos softwares muito bons para planejamento, programação e controle de empreendimentos. Todos com excelentes cronogramas. Porém a maioria tem um custo considerável e requer um conhecimento especializado.

Na prática, com muita freqüência, precisamos apenas um cronograma simples e prático, rápido e fácil de ser feito e atualizado – por qualquer pessoa.
Para esses casos o ideal é um cronograma em forma de planilha, tipo excel.
E, se tiver um modelo – pronto para preencher, gerando as barras automaticamente – melhor ainda.
É exatamente isso que você tem neste artigo: um modelo de cronograma, ou melhor, um gabarito de cronograma.

Veja ele, preenchido para exemplo, na figura abaixo.
clique p/ ampliar

Acesse o arquivo original, em excel, editável, pronto para uso. Após o dowload, se necessário, reajuste a largura das colunas.
Substitua os dados do exemplo pelos seus e estará pronto o seu cronograma – atualizável a qualquer momento.
As poucas instruções necessárias constam da própria planilha.

PS: Para cronogramas com períodos maiores, siga as instruções passadas na resposta ao comentário de 02/10/07, logo abaixo.

O Operando Bien tem vários outros artigos relacionados a planejamento, programação e controle. Entre outros, sugiro você ver Matriz de Responsabilidade e Plano de Ação - 5W1H.

Gostou do Operando Bien?
Se desejar, você pode retribuir ou colaborar.


e, se você for dar uma festa,
promover um evento, não importa o tamanho,
garanta seu sucesso com a
>>> Se você tiver perguntas ou quiser colaborar para o assunto com seu conhecimento e experiência, me mande um email ou publique aqui o seu comentário.

48 comentários:

Gabriel Galvão disse...

Oi, Charbel.

Nunca havia pensado em utilizar o Excel para essa finalidade. Se a aplicabilidade dele atinge esse nível, é muito bom saber disso.

Boa dica, e acho que usarei esse método para me organizar com meus dois blogs.

Parabéns pelo artigo no Portal!

Anônimo disse...

Oi, antes de mais parabéns pelo excelente blog.
Eu não sou um utilizador muito experiente do excel, será que você podia me explicar como faço para inserir mais colunas com preenchimento automático para os dias.
ATT
Paulo

Charbel Atalla Antonio disse...

Olá Paulo

Para inserir colunas é até fácil, mas não é muito “prático” p/ quem usa pouco o Excel.
Antes deixa eu só salientar que você pode alterar à vontade a “data inicial” (a da célula azul). Assim você pode sempre abranger o período que desejar. Experimente. E, se quiser ir um pouco além, você pode ir copiando e colando a planilha, criando várias outras planilhas no mesmo arquivo, por exemplo atribuindo um mês p/ cada uma: use os comando do Menu > Editar > Mover ou Copiar Planilha... e siga as instruções...
Ok, p/ fazer o que você perguntou (inserir colunas):
1. posicione o cursor na célula onde está a data 07/07/07; no Menu, clique em > Inserir > Colunas
2. selecione a célula onde está 30/06/07 junto com as 7 células que estão junto a ela, logo abaixo; copie e cole sobre o grupo de células ao lado (onde será a próxima semana); e já cole também sobre a semana seguinte
3. faça a mesma coisa do item anterior, agora com as 7 colunas abrangento desde a linha da 1ª. atividade até a última.
4. repita o processo tantas vezes quantas forem as semanas a acrescentar
Obs.:
a. se forem muitas as colunas a acrescentar, o processo é similar ao acima, só abrangendo cada vez mais grupos de 7 colunas em cada operação...
b. o procedimento de alterar só a data inicial geralmente é mais interessante pois permite imprimir um período em cada página (tamanho carta ou A4), abrangendo o período total que for necessário.

Bons empreendimentos...

Anônimo disse...

Obrigado Charbel.
Parabéns mais uma vez pelo excelente blog.
Att
Paulo

Fares disse...

obrigado pelo post, muito boa esta planilha. mas se eu NAO puder fazer 2 teste no mesmo dia pois vou usar a mesma maquina. como eu faria para ele acusar isso na planilha para mim?? por exemplo se ele vir que ja tem um teste rolando em um determinado periodo de tempo ele avisa a voceque nao da para colocar nada neste intervalo de dias. Obrigado

Charbel Atalla Antonio disse...

Olá Fares. P/ fazer o que você quer (equacionar "recursos"), só em softwares mais especializados e complexos, como o MS-Project por exemplo. Até dá p/ incrementar essa funcionalidade no cronograma do artigo, em Excel, mas aí começamos perder a "simplicidade" que, no caso, é o objetivo.

Anônimo disse...

Parabéns,
Suas informações são ótimas, mas tenho uma dúvida: o cálculo percentual de execução não possui fórmula. Basta calcular o tempo previsto pelo realizado até o momento atual. Se fosse incluir fórmula, qual seria?

grata
Laura

Charbel Atalla Antonio disse...

Ótima pergunta Laura.
O valor "% OK", também chamado de "Avanço", na prática usualmente é avaliado por simples observação do quanto foi feito em relação ao total a fazer, de cada atividade. Exemplo: se já foram construidos 100m2 de parede numa construção que terá 500m2, colocamos lá 20%. Na verdade fazemos a conta: quantidade executada dividida pela quantidade total prevista (e multiplicada por 100 para ser %). Se desejar, acrescente essas 2 colunas na planilha: quantidade programada e quantidade realizada - e coloque a fórmula que divide uma pela outra x 100 na coluna "%OK". Ok?
Obrigado por ler e apreciar o Operando Bien. Abraço.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog e pelos conteúdos postados. Grato pela generosidade em compartilhar conhecimento! Desejo abundância e prosperidade.
Abraço!
Marcelo Castanheiro Rady
Goiânia

Anônimo disse...

Boa tarde. Excelente planilha. Muito últil. Gostaria de entender a fórmula da coluna "J" de cor verde, onde tem a função =INT(G5+((H5-G5)+"1")*I5/100), qual a utilidade desse "1"?
Tem algum modo de excluir os sábados e domingos?

Parabéns pelo artigo!!!

Charbel Atalla Antonio disse...

Respondendo as perguntas do(a) leitor(a) que fez o comentário anterior, muito boas por sinal:
1. Explicando o porquê do "+1" com um exemplo: a duração de uma atividade com início no dia 12 e fim no dia 15 é de 4 dias, certo? Na matemática, a conta é 15 - 12 +1 = 4
2. Quanto a considerar só dias úteis, é possível e não é difícil. Porém, na minha opinião, já prejudicaria um pouco a "simplicidade" da planilha em questão - e já seria o caso de começar a pensar em usar um software como o MSProject por exemplo.
Em todo caso, se você quiser mesmo fazer no excel, e de uma forma não complexa, apenas "reformate" o "calendário", fazendo semanas de 5 dias e, naquela mesma fórmula onde tem o "+1", multiplique o total, antes do último parêntese, por 5/7 ( = dias úteis / dias corridos).

Anônimo disse...

Olá Charbel,
Fiquei muito contente de encontrar este blog.
Por favor me ensine como preencher esta planilha,preciso muito entendê-la.
Obrigada
Patricia

Charbel Atalla Antonio disse...

Olá Patrícia
Como preencher / utilizar a planilha do cronograma:
1. faça o dowload
2. limpe e preencha c/ seus dados as colunas CÓD., DESCRIÇÃO, RESP., DATAS E %OK.
É só isso. As barras do cronograma são geradas automaticamente.

Lusia disse...

Oi Charbel,

Fiz uma planilha no MSProject e quero fazer uma curva "S", na enviei os dados para o excell, mas não sei puxar os dados para o grafico...vc pode me ajudar?

Lusia

Lu Andrade disse...

fantástica essa sua planilha/cronograma!

vou 'fuçar' este seu blog. acho que vou encontrar várias coisas que me interessam.
valeu!

Belinha disse...

Sempre estou este buscando o site, o qual me ajuda tremendamente. Mas no caso do Cronograma, não consigo acessar o exemplo original. O que estou fazendo errado?
Muito obrigada
Belinha

Charbel Atalla Antonio disse...

bELINHA: p/ acessar a planilha - tendo o Excel no seu computador - basta um clique onde está escrito "arquivo original", e escolher ABRIR ou SALVAR.

Belinha disse...

Muito obrigada pela habitual atenção. Como sempre, resolvendo minhas mais importantes questões.

Cordialmente

Belinha

Anônimo disse...

Estou com dificuldades para formatar a planilha.
Onde eu altero a data de início e término?
As células amarela está separada por dias?
Por favor, me explique como funciona a planilha e como alterá-lá.
Se possível, me passe seu msn para tirar dúvidas.Me mande e-mail com as respostas

att
fernando
fs.melo@hotmail.com

elizabetinha disse...

PARABENS!!!
MTO BOM, ESTA ME AJUDANDO BASTANTE!
OBRIGADA!

MSE disse...

Parabens pelo excelente blog. Este modelo de cronograma vai ajudar bastante.
Valeu!

Aline disse...

Olá,Charbel!
Sua idéia e apoio realmente são sensacionais! Obrigada.
Gostaria só de uma ajudinha. Não estou entendendo o uso da coluna "I" cor verde, as datas que constam nela de acordo com o exemplo dado se referem a que?
Obrigada,
Aline

Charbel Atalla Antonio disse...

Aline:
As colunas de cor verde, eu coloquei só p/ destacar as semanas; e aproveitei uma, a 1ª, p/ colocar parte das fórmulas e deixar 'acessível' p/ o leitor (você) que quiser entender / verificar.

Ricardo Pacheco disse...

Caro Charbel,

Faço minhas as palavras do Marcelo Castanheiro Rady de Goiânia:

Parabéns pelo blog e pelos conteúdos postados. Grato pela generosidade em
compartilhar conhecimento! Desejo abundância e prosperidade.

O Operando Bien já está nos meus Favoritos.

Abraços,

Ricardo Pacheco dos Santos
Rio de Janeiro

Anônimo disse...

Parabéns! O seu blog é uma grande ajuda e poupa IMENSO tempo!
Muito OBRIGADA acaba de me salvar de uma grande noitada!
Muitas Felicidades! (vou gravar o seu blog)=)

Anônimo disse...

Boa tarde,

Peguei a sua planilha e adaptei ela para que eu pudesse usar para a elaboração de cronograma fisico de obra. me ajudou dmaisssss. vlww se quiser posso te mandar a planilha .

Anônimo disse...

Boa tarde,

Peguei a sua planilha e adaptei ela para que eu pudesse usar para a elaboração de cronograma fisico de obra. me ajudou dmaisssss. vlww se quiser posso te mandar a planilha .

Anônimo disse...

Olá, gostei muito da planilha e cai como uma luva para o meu trabalho, parabéns!
Trabalho com cronograma de manutenções e serviços internos. Por ex: temos um setor de manutenção predial na empresa que atende às necessidades dos outros setores, pequenos reparos, como pinturas, vazamentos...etc
Fiz todas as alterações que você sugeriu, inclusão de colunas e semana de 5 dias (aqui é só excluir o sábado e o domingo e conferir as fórmulas né?) mas na parte que você diz para dividir 5/7 não funcionou, poderia, por gentileza, colocar a fórmula por extenso? Obrigada, Luciana.

Maurício disse...

Parabéns pela planilha, está ótima.
Quem não sabe excel vai ter dificuldade para copiar as fórmulas caso precise inserir linhas ou colunas mas nada que uma planilha com 53 semanas (o ano inteiro) e 500 linhas não resolva kkk!!!

Anônimo disse...

Thank you, that was extremely valuable and interesting...I will be back again to read more on this topic.

Anônimo disse...

Awesome blog, I had not come across operandobien.blogspot.com earlier during my searches!
Keep up the wonderful work!

Maurinha Lucas disse...

Olá .. eu estava sapeando pela net em busca de idéias e dicas para um possivel negócio próprio de consultoria de gestão em adm de peq e méd empresas, quando encontrei seu blog. PARABÉNS! Excelentes informações e dicas. E conte comigo, naquilo que eu puder ajudar e somar ao seu espaço. Grande abraço e obrigada por ser D+!

Jéssica Moro disse...

Oi, preciso fazer "Cartas de controle" (ferramenta de contole de qualidade) no excel, e não sei como, por um acaso vc poderia me ajudar?? Desde já agradeço ;D

Anônimo disse...

Hi there,

I have a message for the webmaster/admin here at operandobien.blogspot.com.

Can I use some of the information from this post right above if I give a backlink back to your site?

Thanks,
Peter

Seitty Rafael F. Silva disse...

Boa tarde, parabéns não somente pelo artigo e pela planilha, mas pelo conteúdo do blog, realmente útil, ojbetivo e simples, aguardamos mais postagens.

Anônimo disse...

Hey,

Thanks for sharing this link - but unfortunately it seems to be down? Does anybody here at operandobien.blogspot.com have a mirror or another source?


Cheers,
Peter

Aline disse...

Olá! tenho uma planilha pronta e preciso fazer um cronograma dela, como se faz?

Heytor Moore disse...

gostei da planilha..

vi que algumas pessoas adaptaram e melhoraram a planilha, se alguem pudesse me mandar esta planilhas alteradas seria legal, pois estou tentando adaptar esta para minha realidade, mas estou tendo dificuldades.
segue meu e-mail. heytoralberto@occpar.com.br

Alves disse...

Muito bom

Cláudio Valentin disse...

Vc salvou minha vida =D

Anônimo disse...

Sua planilha é ótima queria saber com faço para que nas barras do periodo da operação aparecessem numeros para que eu fizesse auto soma daquele dia.

Aguardo retorno.


Meu email é antonio.marcon@uol.com.br

ECOS DA REDE - RECEITAS ECOLÓGICAS disse...

Oi, Charbel,
Estou fazendo o cronograma de um Projeto a ser realizado no mês de setembro e encontrei sua planilha.
Adorei! Obrigada por compartilhar! Como precisava de 5 semanas, segui sua orientação para adicionar uma coluna (bem que vc podia já deixá-la com mais uma)mas apareceu uma janela falando de não sei o que circular (desculpe mas sou usuária semi alfabetizada). Ela está lá igual a que vc colocou. Eu clico em cima aparecem as fórmulas mas quando preencho o período e a porcentagem nada acontece.
Outra coisa também é que eu precisava de mais linhas, tentei inserir e não ficou direito, copiei e colei linhas de cima mais pra baixo e deu um nó.
O que fazer?
Obrigada e abs

Anônimo disse...

Obrigado por compartilhar.

Anônimo disse...

Achei seu cronograma bem funcional.
Esta sob medida para meu uso. Obrigada,
Margarete

Tania Mesquita disse...

Parábens, perfeita!!!
Por favor como faço para inserir mais linhas, mantendo a fórmula?,já inseri nos favoritos,

Obrigada,

Tânia Mesquita

Tania Mesquita disse...

Parábens, perfeita!!!
Por favor como faço para inserir mais linhas, mantendo a fórmula?,já inseri nos favoritos,

Obrigada,

Tânia Mesquita

Thyerrs disse...

Boa Tarde, a minha planilha é semelhante, porem queria que ao inves de completar com "x" "x" '"X", a planilha colocasse uma barra de cores... formando barras....

Luiz Antônio Lavina disse...

Fenomenal mesmo, muito bom, é exatamente isso que eu estava precisando.Vou economizar muito tempo, obrigado.