Matriz de Responsabilidades – o que é, como fazer e usar

Charbel Atalla Antonio

– Como já compraram? Quem aprovou? Quem vai pagar? – A gente ainda não ia conferir o tamanho? – Cadê o Paulo? Como, não foi chamado por quê?

Todos nós já participamos de situações parecidas – o problema é muito comum em qualquer trabalho em grupo. Então vamos direto à solução.

É essencialmente um esclarecimento de quem faz o que. Apresentado em uma forma visual bastante prática, em forma de uma tabela, uma matriz – a Matriz de Responsabilidades.

Uma Matriz de Responsabilidades é tanto mais útil – e necessária – quanto maior a quantidade de atividades e envolvidos.


Em projetos, por exemplo, a Matriz de Responsabilidades geralmente é indispensável – a menos que não tenha nenhuma importância ocorrerem conflitos, atrasos, prejuízos, etc. Também se aplica muito bem em empreendimentos, atividades administrativas, operacionais, escolares, domésticas, e diversas outras.
O importante é conhecê-la. E, a forma mais prática para aprender como fazer é analisar um bom exemplo.
Quando e como será adequado aplicá-la, será fácil de perceber e definir em cada oportunidade..

A seguir, um exemplo de Matriz de Responsabilidades correspondente à realização de uma obra:


A Matriz de Responsabilidades do exemplo é de um nível médio. Dependendo das circunstâncias, ela pode ser bem mais simples ou também muito mais detalhada. À vontade do freguês – pode ser complementada com prazos, dados para contato dos envolvidos, etc.

Simples de fazer, muito útil para o planejamento e distribuição de tarefas, como ckeck-list e diversos outros aspectos interessantes. E, o grande destaque desta ferramenta gerencial é a facilidade da leitura – em cada linha da Matriz de Responsabilidades podemos ver todas as etapas de cada item e, em cada coluna, toda a participação de cada um dos envolvidos – além de uma excelente visão geral de todo o processo.

Importante – quando fizer e utilizar uma Matriz de Responsabilidades, divulgue-a adequadamente, para todos os envolvidos – inclusive para quem deveria ter chamado o Paulo...

Outros nomes usados para Matriz de Responsabilidades: Quadro / Tabela / Plano / Matriz / Estrutura, Estrutura Analítica de Atribuições / Funções / Lógico / de Responsabilidades / Participação / Divisão do Trabalho / Projeto , Responsibility Assignment Matrix (RAM), Work Breakdown (WB).

Leitura complementar sugerida:
Plano de Ação

Gostou do Operando Bien?
Se desejar, você pode retribuir ou colaborar.

e, se você for dar uma festa,
promover um evento, não importa o tamanho,
garanta seu sucesso com a
>>> Se você tiver perguntas ou quiser colaborar para o assunto com seu conhecimento e experiência, me mande um email ou publique aqui o seu comentário.

Nenhum comentário: