Curva S – o que é, como e porque fazer e usar

Charbel Atalla Antonio






A “Curva S”, tal como a “Curva ABC”, é outra curva de aspecto particular e característico, representativa de “fatos” do nosso dia-a-dia.
Apresentando a soma acumulada de recursos (materiais, humanos, financeiros, etc.) aplicados na realização de empreendimentos quaisquer, tem tipicamente a forma de um “S”. Simplesmente porque essa é a aparência da soma acumulada (“integral”...) de uma distribuição de “valores” que crescem no início e decrescem próximo ao fim de um período. E isso é o que acontece na maioria dos nossos empreendimentos: numa construção civil, numa montagem industrial, no desenvolvimento de uma tecnologia, etc.
Ela é muito usada e particularmente útil para as atividades de planejamento e controle. Porque fornece uma visão que propicia uma interpretação bastante sensível e prática para ajustes e adequações tanto na fase do planejamento quanto na do controle.
Muito fácil de “construir”. Se você tiver alguma dificuldade com gráficos, leia o artigo “Gráficos em “Excel”- aprenda a fazer em 5 minutos”.

Recomendo analisar / comparar os exemplos das figuras acima para entender bem o que é - compreender - aprender a fazer a Curva S.

Observações
• Observe como a Curva S pouco perde da sua forma característica, mesmo com boas variações nos “recursos / dia” ou com “irregularidades” como é comum ocorrer na prática.
• Observe na figura do “previsto x real” como é facilmente visível – e previsível – o “excesso” de recursos sendo aplicados na Obra, já nas semanas 22, 23...

Artigos relacionados: 5W1H – Plano de Ação; Cronograma em Excel

Gostou do Operando Bien?
Se desejar, você pode retribuir ou colaborar.

e, se você for dar uma festa,
promover um evento, não importa o tamanho,
garanta seu sucesso com a
>>> Se você tiver perguntas ou quiser colaborar para o assunto com seu conhecimento e experiência, me mande um email ou publique aqui o seu comentário.

"Ainda é cedo"... mas se você já vai mesmo... > sair do Operando Bien

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, pode me dizer como calcular o HH acumulado de um projeto?

Charbel Atalla Antonio disse...

Cálculo do Hh acumulado: basta ir somando o gasto em cada periodo. Ex.: Hh mensais = 100, 80, 90 > Hh Acumulado = 100, 180, 270