Budget ou Orçamento Anual – o que é, como e porque fazer e utilizar

Charbel Atalla Antonio


Esse assunto é muito interessante. E muito importante.
A sua importância é a importância de saber o que fazer, saber para “onde” ir.


Budget é um termo já muito usado também nos paises de língua portuguesa. Significa orçamento. Tipicamente refere-se a uma relação de receitas e despesas previstas num plano de contas, com abrangência anual.

O Budget ou Orçamento Anual, quase como um ritual, é elaborado regularmente nas proximidades do fim de cada ano. Na maioria absoluta das grandes empresas. Na totalidade das empresas “coletivas” (com vários “donos”). Em algumas pequenas empresas. Em raras micro-empresas.

O Budget é ainda muito visto, entendido e considerado como um mero planejamento financeiro sobre receitas e despesas previsíveis. Muito comumente atribuído “apenas” à Contabilidade ou à Controladoria. Na maioria absoluta das micro-empresas. Em algumas pequenas empresas. Raras vezes nas grandes empresas.

Porque?

Um fato é que, de maneira geral, elaborar Budget ou Orçamento Anual não é obrigatório.
Nunca será. Porque não deve ser.

Outro fato é que, à semelhança das pessoas, não são todos que têm metas, objetivos. Muitos não gostam de parar para pensar sobre isso. Muitos não consideram importante ou não têm sequer consciência.



Você colocaria, ou deixaria, seu dinheiro numa sociedade ou em qualquer outro negócio sem saber como ele será administrado, utilizado? Sem saber quais os planos dentro de um certo prazo?
Nessas condições, como você se sentiria?




Budget – como fazer
Relacione as despesas e receitas. As previsíveis e as planejadas.
O “horizonte” usual é um ano.
A participação da Contabilidade ou da Controladoria é imprescindível. Ninguém domina melhor as receitas e despesas usuais e previsíveis. Incluindo suas variações ao logo do tempo, mês a mês. Nas grandes empresas...
Faça, ou melhor “consolide” e incorpore Análises Custo-Benefício no seu Budget. Apresente o seu “Plano de Negócios Anual”. É o mesmo conceito do Plano de Negócios “tradicional” que mais comumente se faz para abrir um negócio novo, uma empresa. Expõe as novas “idéias”, os argumentos, as justificativas – convence. Mostra o caminho, as metas, os objetivos. Mostra as “soluções”, as “novidades”, o “vigor” do negócio, da empresa.

Budget – como utilizar
Esse é outro ponto que merece muita atenção, e reflexão.
Ainda é comum ver-se as “correrias” de fim de ano. E, não raro, o motivo principal sendo o próprio “uso da verba”, porque se não usada até 31 de dezembro, “babau”... , e ainda o “histórico” também pode ser “prejudicado”...
Ou então perder uma ótima oportunidade porque a verba já foi gasta...
O importante aqui é ter em mente que o Budget ou Orçamento Anual é um “planejamento” - um “compromisso”. Deve ser considerado como tal, nem mais, nem menos. Em casos de real necessidade ou conveniência, o bom senso nos recomenda reavaliar, discutir, e se for o caso, “renegociar” ou reconsiderar nossos planos e compromissos. Afinal, o melhor "resultado" deve ser o objetivo maior – sempre.


Observações e Recomendações
• A periodicidade da elaboração e abrangência do Budget, por diversas razões (desde “fiscais” até psicológicas), é tradicionalmente a anual. Mas, nada impede de ser diferente. Nem de haver outras “simultâneas”: ter um budget anual e um qüinqüenal...
• A estruturação e formatação do Budget empresarial e do seu controle é usualmente simples. Conceitualmente não difere em essência da apresentada no artigo “Despesas Domésticas – como controlar”. A grande diferença, pela própria natureza das atividades e também por razões fiscais e contábeis, entre outras, está na discriminação das contas, no “Plano de Contas”.
• Na elaboração e apresentação para aprovação do Budget, inclua sempre explicações, justificativas, demonstrações. Recomendo fazer isso mesmo que você seja o único “dono” do negócio, ou seja, será você mesmo quem vai aprovar – e seja rigoroso com você mesmo. É uma ótima maneira de não deixar escapar nada – e ainda deixar um “registro” que poderá ser bastante útil oportunamente.
• Sobre Plano de Negócios, veja um ótimo artigo do Augusto no seu blog Efetividade.
• Tenha cautela com a tendência de “propor economias”. Eu costumo tratá-las como “conseqüência” e não como “ação”. Isso geralmente esclarece e assegura a consistência de algum processo de melhoria correspondente. Minimiza a possibilidade de efeitos secundários indesejáveis. Exemplo: é possível reduzir a despesa de manutenção simplesmente fazendo menos manutenção preventiva...
• Um Budget será tanto melhor quanto mais consistente for. Para isso, antes de ser aprovado, deve ser bem analisado, questionado, discutido. Deve ser elaborado e apresentado em tempo hábil para isso – em grandes empresas é comum a sua primeira apresentação já em setembro ou outubro...

Gostou do Operando Bien?
Se desejar, você pode retribuir ou colaborar.

e, se você for dar uma festa,
promover um evento, não importa o tamanho,
garanta seu sucesso com a
>>> Se você tiver perguntas ou quiser colaborar para o assunto com seu conhecimento e experiência, me mande um email ou publique aqui o seu comentário.

"Ainda é cedo"... mas se você já vai mesmo... > sair do Operando Bien

16 comentários:

Anônimo disse...

O Orçamento realmente é muito importante, pena que as empresas não dão o devido valor, principalmente empresas comerciais.
Gostaria de saber, se o orçamento anual, podemos fazer alterações no decorrer do ano???

Charbel Atalla Antonio disse...

Sim e não César. Se formos muito flexíveis, mudando toda hora, o Budget perde o sentido. Se formos muito rígidos, sendo proibido mudar, podemos perder grandes oportunidades.
E, se o "responsável" pelo Budget não for você, nunca deixe de consultá-lo.

Unknown disse...

EStou precisando de material sobre Orçamento anual de contratação de pessaol - ou seja - dentro do budget geral da empresa precisamos embutir o orçamento com pessoal, vc tem alguma dica?
Desde ja agradeco

Juliana

Charbel Atalla Antonio disse...

Olá Juliana – Esse realmente é um item trabalhoso. Recomendo você solicitar e ter estreita colaboração das áreas de Recursos Humanos e/ou Contabilidade. Informe as contratações e eventuais demissões (substituições) previstas, e solicite os custos mensais totais previstos – informe os cargos das vagas a serem preenchidas e preferencialmente o nome das possíveis ou prováveis pessoas a serem substituídas. Não custa você salientar que está fazendo seu “budget” e que não deseja ter “surpresas”, nem de falta nem de sobra de “verba” – portanto todos os custos deverão ser previstos, e estimados com a melhor precisão possível: custos diretos, indiretos, encargos legais, sociais, etc.

Anônimo disse...

Olá, queria uma dica de onde posso realizar um curso onde me ensine a elaborar um Budget e também forecast, se possível me envie a informação no email evelynvelli@hotmail.com
Muito obrigada
Evelyn

Charbel Atalla Antonio disse...

Olá Evelyn
Ref. curso de Budget / Forecast, indico a Cavalcante.

Anônimo disse...

Não se es quecer que Existencia inicial+Produção-vendas=Existencia finais; elaboramos o programa de produção; Orçamento dos custo das secções de produção variáveis; Orçamento do custo de secção de produção fixa; orçamento do custo de produção; orçamento de estoque de produtos acabados; programa de estoques de marerias; programa de compras, não esquecendo que compra=existencia finais+consumo- existencias iniciais. Por favor se quer Saber mais sobre elaboração de Bugget, contacta-me: kilander100king@hotmail.com ou zetokeno25@yahoo.com.br estou disponivel 24/24 horas Obrigado.

Anônimo disse...

Para elaborar um orçamento anual de uma empresa destiladora; temos que começar a elaborar o programa de vendas, no prograna de venda, encontramos o orçamento de venda; Elaboração do programa de estoque de produtos acabados e sub-produtos; Programa de produção; encotramos o Orçamento dos custos das secçÕes de produção variaveis.

Anônimo disse...

Ola Como faço a preparação de um orçamento anual em uma cooperativa

Anônimo disse...

Devemos separar o Budget por departamentos? Como desenhar um departamento ideal de comunicação? O Marketing inclui no seu budget estratégias de comunicação? Marketing e comunicação podem realizar budget separados? Comunicação sem problema mercadológico existe?
Joaquim Campos

Anônimo disse...

Gostaria de receber algumas dicas como elaborar orçamento de comércio, trabalho em uma empresa que possue 15 lojas. Posso separar por lojas ?

Anônimo disse...

Hey man!

Muito legal este blog!
Divulga o meu, tudo que tem pra ajudar é válido, né?
http://oceanosnaotaoazuis.blogspot.com.

Abraços,
Blue Ocean.

Anônimo disse...

Ola. Gostaria de saber se as empresas contratam terceiros por um curto periodo de tempo apenas para nao sobrar budget no final do ano com a unica intencao de mante-lo e, assim que chegar no final do ano, dispensa o terceiro por nao mais precisar justificar seu budget.. Isso ocorre ? Principalmente em empresas de T.I ?

Grato.

Anônimo disse...

É fundamental uma empresa trabalhar com budget e através de um forecast poderá ir adequando seu budget. Porém as intempéries dos mercados globais poderão obrigar a uma adequação de qualquer plano.
Pessoalmente acredito que nos aproximamos de uma grande crise internacional que poderá modificar totalmente nossos conceitos de valores e planejamento.

Anônimo disse...

Alguém poderia indicar como posso arrumar um modelo de budget em excel e gratuito? E pq não em portugues!

Tomas disse...

Boa Tarde a Todos.

Alguém teria um modelo de Budget ou orçamento empresarial para enviar?

Estou elaborando um novo para empresa ao qual trabalho, mas estou tendo que começar do zero, alguém teria algo?

Fico agradecido.

tomas.amado@yahoo.com.br