Curva ABC – o que é, como e porque fazer e usar

Charbel Atalla Antonio


Quais itens atacar numa redução de despesas?
Como otimizar um estoque de manutenção?
Como liberar espaço na caixa de mensagens?

– Separando o "grosso"!
– Usando a Curva ABC!

O método e uso da Curva ABC é muito simples. Leia todo o artigo com atenção (em especial o penúltimo parágrafo) e você se surpreenderá – pronto para fazer a sua Curva ABC e obter os ganhos que ela oferece – já!

O nome – Curva ABC – é para lembrar, ressaltar que ABC são as três letras que estão na frente de todo o alfabeto. É uma analogia, para nos lembrar que o mais importante deve ser visto primeiro.

A Curva ABC, num gráfico, tem um desenho característico. Veja figuras abaixo.

Numa definição simples, Curva ABC é um recurso para identificar os itens mais importantes a considerar dentro de uma quantidade geralmente grande de itens.


A Curva ABC, também conhecida como Classificação ABC, ou Lei de Paretto (“primo rico do Murphy”), nada mais é que a constatação de que a maioria das coisas que ocorrem “livremente” (preços de mercado, tamanhos de arquivos, tempos de espera), quando colocada num gráfico, com uma classificação de valores (do maior para o menor, por exemplo), segue uma distribuição de ocorrência como mostrado no exemplo da figura-janela abaixo.
Se desejar ver como foi construída esta curva ABC (recomendo ler antes o restante do artigo), ou testar com outros valores, acesse, analise e teste diretamente o arquivo original (planilha de cálculo).



O ponto-chave da Curva ABC é ver – constatar – que as maiores parcelas do VALOR (acumulado) correspondem às menores parcelas da QUANTIDADE. Tem-se em média 35% do valor total para apenas 20% do total de itens. Os próximos 30% dos itens acumulam 75% do valor, e os últimos 50% correspondem a 25% do valor. Os 30% finais da quantidade correspondem a apenas 10% do valor total.
Chamamos de A os itens de maior valor, de B os de valor intermediário e C o restante – A B C.

O exemplo da figura acima corresponde ao caso “teórico” da Curva ABC, onde os valores têm uma distribuição uniforme.
Na prática, nos casos mais comuns, por motivos diversos, a distribuição costuma ser bem desuniforme. Exemplos: distribuição de renda, valor de itens de estoque, qualidade de fornecedores, despesas, custos, tamanhos de mensagens eletrônicas, etc.

E quanto mais desuniforme a distribuição, mais se acentua a Curva ABC. Mais interessante e vantajosa se torna a sua aplicação.

Nesses casos a Curva ABC fica como na figura abaixo, sendo comum ter-se em torno de 65% do valor total para apenas 20% do total de itens! Ou 50% para 10%! Ou 30% para 5%!!


Assim, por exemplo, se você apagar 5% apenas das suas mensagens – escolhendo as maiores (no topo da lista colocada em ordem decrescente pelo tamanho dos arquivos, conforme explicado abaixo) – já vai liberar uns 30% de espaço na sua caixa postal. Experimente, comprove. Deu certo? Você acabou de usar a técnica da Curva ABC ou de Paretto.

Em casos de desuniformidade mais acentuada, a proporção entre os maiores valores e as menores quantidades pode atingir os 80/20 ou até mais.

O maior trabalho para fazer uma Curva ABC é colocar os itens em ordem de valor, crescente ou decrescente. Geralmente isso costuma ser muito fácil.
Na sua caixa postal, por exemplo, basta clicar no título da coluna que mostra o tamanho das mensagens. Se essa coluna não aparece na sua tela, vale a pena colocar (é super-fácil; veja no Help).
Para escolher quais despesas reduzir usando a Curva ABC, primeiro relacione todas, ou pelo menos as mais significativas. Coloque os valores em ordem decrescente. Ao lado de cada item, indique o valor acumulado (sub-total) e a % que ele representa do total (é tudo coisa fácil de fazer, por exemplo, usando o Excel – se for sua 1ª. vez, possivelmente um amigo ao lado poderá lhe ajudar ou mostrar como fazer). Escolha o “lote” de itens a serem trabalhados do tamanho que julgar conveniente, pelo valor da porcentagem. Assim, com a Curva ABC, você vai trabalhar com “foco” nos melhores resultados possíveis.


Artigos relacionados: Gráficos em Excel; Gestão à Vista; Solução de Problemas; Gestão Digital; Estoque; Despesas Domésticas; Relatórios Gerenciais;

Gostou do Operando Bien?
Se desejar, você pode retribuir ou colaborar.

e, se você for dar uma festa,
promover um evento, não importa o tamanho,
garanta seu sucesso com a
>>> Se você tiver perguntas ou quiser colaborar para o assunto com seu conhecimento e experiência, me mande um email ou publique aqui o seu comentário.

"Ainda é cedo"... mas se você já vai mesmo... > sair do Operando Bien

35 comentários:

gabrielvoyage disse...

olá... eu aprendi como se faz, mas ainda não ficou claro para mim, qual o ganho de se ter esse controle.

Seria para eu saber quais materiais do estoque eu tenho que me preoucupar mais?
Por favor, esclaressam essa dúvida, me digam quais as vantagens de se utilizar a curva ABC.

gabriel.ew@gmail.com

Charbel Atalla Antonio disse...

Olá Gabriel
Boa pergunta.
A Curva ABC não é um "controle". É uma ferramenta - p/ ações diversas de melhoria: em custos, qualidade, prazos, etc..
A Curva ABC ajuda você selecionar, evidencia, os itens mais importantes, pelo critério que "você" escolher. Assim, por exemplo, se o objetivo for uma redução do valor do seu estoque, classifique os itens pelo custo - e aplique a Curva ABC; se o objetivo for minimizar a falta de itens críticos no processo, classifique pela criticidade. Etc.. Você pode inclusive "juntar" critérios, por exemplo para, reduzir simultaneamente custo e falta de itens, criando alguma fórmula que considere os dois fatores, com um peso p/ cada um.
Se ainda ficou dúvida, não deixe de me dizer. Abraço.

Anônimo disse...

Estou trabalhando a 10 anos na área de compras, não tenho formação acadêmica nesta área, sou formada em propaganda e publicidade, mas me identifico muito e gosto do que faço, portanto gostaria de fazer um curso na área de compras, para me ajudar mais no dia a dia com negociações com fornecedores, contratos prestação de serviços me especializar nesta tal de Curva ABC, que está sendo difícil para fazer. Se tiverem alguma dica de curso, favor me enviar.
Obrigada
Goretti

Anônimo disse...

Olá Bien, comecei a aprender sobre Curva ABC, na faculdade tenho um trabalho, uma apresentação sobre o assunto . o profº quer que eu apresente uma aula a ele,como posso explicar de uma forma mais fácil que todos entendam?
Preciso de ajuda.
Obrigada . Abraços.

Anônimo disse...

OLÁ BIEN VC TEM ALGUM ARTIGO SOBRE CUSTO DE COMÉRCIO C/ DRE, NÃO CONSEGUI ENCONTRAR NADA NA ITERNET.
POR FAVOR ME AJUDE .

OK!

VALEU!!!!!!

Charbel Atalla Antonio disse...

P/ "Anônimo" (ref. pergunta acima): Explicação mais simples: Curva ABC é um recurso para identificar os itens mais importantes a considerar dentro de uma quantidade geralmente grande de itens. Como separar as pedras maiores (itens A) c/ uma peneira, e as "médias" (itens B) c/ outra peneira mais fina. O desenho (gráfico) da curva é só p/ visualizar as proporções.

Charbel Atalla Antonio disse...

P/ Aparecida (ref. pergunta acima): ref. artigo sobre DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), veja possíveis artigos em http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&rlz=1T4GZEZ_pt-BRBR276BR276&q=%22demonstrativo+de+resultado+do+exerc%C3%ADcio%22&meta=

Anônimo disse...

Para se especializar nesta area o ideal pe fozer fazer logistica. que engloba todas as areas que voce trabalha, como:

- quantidade de compras
- estoque minimo desejavél
- curva abc
entre outras.

Dá uma pesquisanda e boa sorte

Anônimo disse...

Boa tarde,

preciso fazer um trabalho sobre a curva abc, estou tendo dificuldades em fazer um resumo sobre isso, por favor se alguem puder me ajudar .......
email para beatriz bel10love@hotmail.com

Ricardo Molina disse...

PRECISO FAZER UM TRABALHO SOBRE CURVA ABC MAS ESTOU COM DIFILCUDADES ,SE ALGIUEM PUDER ME AJUDAR...katia.ims@hotmail.com

Unknown disse...

Se alguem puder me explicar como
usar curva abc obrigado!luciano_fera11@hotmail.com

Luana Pimenta disse...

Ola gostaria de tirar algumas duvidas Queria saber a importancia da metodologia ABC para o sucesso da festão de estoques e um modelo de vantagem e desvantagem e como se aplica a uma empresa?

Anônimo disse...

prezado,

gostei bastante de ver e ler este blog, gostaria de vossa ajuda, pois preciso fazer um trabalho sobre o devido tema curva abc.
e venho encontrando uma certa dificuldade, caso possa me ajudar lhe agradeço

Anônimo disse...

Oi sou Júnior gostei muito na parte da curva ABC, aprendi isso semana passada no curso de TÉCNICO EM FÁRMACIA, onde foi feito um grafico de que A= 80% mercadoria caro, B=15% + ou menos (intermediario) e C= 5% barato de mais, mas nem sempre é posto dessa forma, pois devemos enchegar de um modo amplo que é a curva XYZ que sendo X= substituivel, B= substitui + pode sair lesado C= ñ substitui

A+X= Caro + substui
B+Y= + ou - substitui e pode sair lesado.
C+Z= Barato + ñ substitui.

no modo amplo do grafico imagine. compras, venda, armazenagem, estocagem, distribuição. seguindo normas de estoque, Data de vencimento, e PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai).
Falou abracos.

Emai: hercuflash@hotmail.com

Obs: Quero aprender na área de Fármacia satélite, fármacia central, para o trabalho de TCC. falou abraços.

Sônia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sônia disse...

Olá, obrigada pelo artigo. Gostaria de fazer uma pergunta:

Eu não tenho como manter um Fifo no estoque que administro, não temos estoque mínimo e nem máximo, além de fatores extras que contribuem de forma absurda para o insucesso da boa saúde deste estoque. Ex. movimentação de estoque por outras áreas. Estou chocada com tudo o que vi aqui em meu pouco tempo de empresa. Bem, como sou uma pessoa de controle, estou, aos poucos mostrando a importância de colocar o bonde nos trilhos para que o PCP, Almoxarifado, Financeiro, Vendas, Custos e Fornecedores possam trabalhar como se deve, então, a pergunta é: COMO FAÇO PARA MANTER, EM PARALELO, UMA MOSTRA PERIÓDICA DOS SALDOS DE INTENS ESTOCADOS E DAS NECESSIDADES REAIS DE PRODUTOS???
Charbel, me ajude.
Obrigada.
Sônia

Charbel Atalla Antonio disse...

Sônia: se os seus 'clientes' (Vendas, PCP, etc.) e principalmente seu 'chefe' estiverem satisfeitos - o que acho muito improvável - recomendo você não fazer nehuma mudança funcional significativa. Se não for esse o caso, identifique / confirme quais as melhorias mais desejadas; faça um 'Plano de Ação' - execute: defina, implante, 'indicadores' de desempenho; apure seus valores periodicamente, divulgue; compartilhe as melhorias, as dificuldades...
No Operando Bien você vai encontrar vários artigos que podem ajudá-la. Leia 'Plano de Ação', 'Políticas na Empresa', 'Controle de Estoque'... e + os links indicados no fim de cada artigo.
Fique à vontade p/ contatar.
Boa sorte! Sucesso!

Sônia disse...

Charbel, fiquei feliz com sua pronta resposta e mais ainda por estar trilhando o caminho correto, ou o mais adequado para o momento em que a empresa está no que se refere a controle de estoques (Matéria Prima, Semi Acabados e Acabado). Veja, minha busca sobre Curva ABC foi para mostrar a eles quais são os produtos que mais faltam em estoque, consequência da falta de planejamento baseado em vendas. Isto porque ao implantar indicadores de operação aqui no controle de estoque, pude facilmente identificar e apontar esta falha grave. O intuito não é apontar culpados e sim agir de forma corretiva dentro do que conheço de armazenagem e controle de estoque. Os códigos que se repetem em falta, são os mais vendidos. Já sabiam disso, mas não tinham números. Como tenho que trabalhar a falta e meu objetivo é trabalhar preventivamente, montei uma planilha para acompanhamento destes dados e diariamente consigo posicionar a empresa sobre faltas, tempo de espera, nº de pedidos, nº de clientes, regiões de atuação em crescimento, etc. Sei que ultrapassa as paredes de minha área, mas no momento é necessário. Minha preocupação está em "mostrar" qualidade e fazer isso deslanchar de forma organizada. Já inciei o desenvolvimento do Plano de Ação usando as técnicas recomendadas por você. Já consegui demonstrar, por exemplo, que o prazo de entrega informado estava furadíssimo, visto o tempo médio operacional para a saída de cada pedido ser de 4 dias. Estavam pecando em informação e a área de vendas passou a trabalhar com o informe de 5 dias úteis. Pedi uma "gordura" e consegui. Almentar o prazo não resolve o problema de produção, mas melhora a insatisfação de alguns clientes.

Obrigada por enquanto.

Unknown disse...

Olá teria como me manda uma explicação clara de um estoque de uma empresa usando a curva ABC. taina_beltrame@hotmail.com . GRATA PELAS INFORMAÇÕES :Dame1*

Anônimo disse...

Ola . Trabalho com a curva ABC , em orçamento de obras . Usamos esta ferramenta da seguinte forma.
Listamos todos os itens do orçamento em uma planilha . Colocamos nas linhas os itens do orçamento . Exemplo tijolos , cimento , argamassas e outros insumos para fazer a construção. Nas colunas , colocamos os valores unitarios , quantidades e o valor total. Colocamos a listagem do orçamento de forma decrescente. Ou seja do valor maior para o valor menor.Por exemplo : se o tijolo , na coluna do valor total, for R$ 100,00 e o cimento for R$ 200,00 , teremos em primeiro lugar na planilha da cusrva ABC o cimento ( de valor maior ) e depois o tijolo ( valor menor). Existem orçamentos que são compostos de 10.000 itens . Com isto temos uma curva ABC grande e de dificil analise.
A Curva ABC aplicada a um orçamento ajuda a termos foco nos maiores custos dos itens da planilha , fazendo com que possamos ter um melhor controle sobre os custo importantes ( maiores). Varias vezes , com as informações da Curva ABC , alteramos a especificação dos maiores itens da curva , para viabilizar um orçamento, e em outros caso , melhoramos alguma especificação , tendo em vista o iten que o insumo ocupa uma posição na Curva ABC de menor impacto npo valor total do orçamento.
Abraços ;
Saulo Rahal
jrs.gerenciamento@gmail.com

Charbel Atalla Antonio disse...

Caro Saulo: seu comentário é um ótimo exemplo de uma boa aplicação, inteligente e profissional, da Curva ABC. Parabéns!
Quanto à dificuldade devido ao tamanho da Curva ABC p/ quantidades grandes como 10.000 itens, um bom 'recurso' é agrupar (somar) itens 'semelhantes', por exemplo por fornecedor, ou por família / espécie, exemplo: materiais elétricos / hidráulicos / cerâmicas / etc..

Anônimo disse...

Boa Noite,
Preciso de ajuda para resolver e entender como se faz esta atividade.ATIVIDADE
Analisando os produtos vendidos durante um período qualquer, a empresa CongelaBem chegou aos seguintes
resultados.
Produtos p1 p2 p3 p4 p5 p6 p7 p8 p9 p10
Quantidade 12 100 3 60 1 8 1 1 10 4
Perguntas:
1- Construa uma tabela para classificar os produtos em itens As, Bs e Cs.
2- Quais são os itens As ? Por quê?
3- Que cuidados a empresa precisa ter com os produtos As de sua curva ABC ?

Anônimo disse...

ATIVIDADE
Analisando os produtos vendidos durante um período qualquer, a empresa CongelaBem chegou aos seguintes
resultados.
Produtos p1 p2 p3 p4 p5 p6 p7 p8 p9 p10
Quantidade 12 100 3 60 1 8 1 1 10 4
Perguntas:
1- Construa uma tabela para classificar os produtos em itens As, Bs e Cs.
2- Quais são os itens As ? Por quê?
3- Que cuidados a empresa precisa ter com os produtos As de sua curva ABC ?

Anônimo disse...

Olá,gostei do assunto sobre a curva ABC, faço estágio em uma empresa de logistica e percibi que o estoque não está dentro dos criterios da curva ABC. Fiz uma observação não pelos valores dos itens, mas sim, pela quantidade demandada durante o dia, é correto fazer o armazenamento conforme a demanda.

Unknown disse...

Olá.. eu ainda nao aprendi como se faz de que forma eu posso aplica-la me de um exemplo de aplicação
E uma definição do conceito do que é curva abc?

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Danilo, gostei bastante do assunto, porém creio que terei dificuldades aqui na empresa que não possuía o setor de compras.
A empresa é do ramo metalúrgico, os principais materias são chapas de aço, alumínio, etc, porém não há um planejamento para compra dos materiais, é tudo muito em cima devido também à empresa não ser de porte grande e não conseguir manter um estoque com os principais materiais.
Gostaria de uma ajuda referente à isso, como eu posso fazer melhorias aqui na empresa, sendo que a matéria-prima é comprada somente após o pedido do cliente.

Logistica inteligente disse...

Muito bom,
estou utilizando essa curva a três meses e já me trouxe melhoria.
A curva ABC hoje me proporciona uma melhoria continua em meus processos de gerenciamento de armazém,consigo uma analise dos itens mais vendidos para priorizar meu controle de estoque, tambem consigo melhorar meu layout e assim definir as posições do produto dentro do CD, melhorando meu processo de picking e separação dos itens, facilita minha conferencia e carregamento.
Tambem consigo focar meu pessoal de vendas nos produtos intermediarios e aumentar minha venda.

Amigos, quem não sabe fazer e trabalhar questiona, mas quem usa com inteligencia acaba melhorando cada vez mais sua curva e buscando a qualidade total.
Abraços

Anônimo disse...

Olá Gabriel... estou iniciando em um CD de uma construtora, e meu supervisor me pediu para aplicar a curva abc, porem não tenho idéia de como fazer pode me dar uma ajuda esclarecendo como usar a curva abc. Obrigado.

Alex disse...

Caro Charbel!
Estou adorando os artigos publicados por você.
As orientações dados por ti são de grande valia e utilidade,lembrando que profissionais como você que apontam soluções e respostas para outros profissionais devem ser lembrados e respeitados pois visam apenas a melhoria continua de processos e resultados.
Parabéns !

Sergio disse...

Obrigado pela explicação sucinta e clara. Para uma consulta rápida foi muito útil. Obrigado.

Anônimo disse...

Oi eu preciso apresntar na sala de aula sobre curvas abc e não consigo deixar este asunto bem calro para que o professor não me faça perguntas poderia me ajudar a elaborar a minha apresentação?

Anônimo disse...

Ser claro e objetivo, tendo foco no foco !

Juliana disse...

BOM DIA! NÃO CONSIGO NEM COMEÇAR A RESOLVER ESSA QUESTÃO,POIS DEPENDO DELA PARA CONTINUAR MEU EXERCICIO SOBRE DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA.
UMA EMPRESA NOVA VAI REALIZAR UM FINANCIAMENTO NO VLR DE R$ 40.000 NO SEGUNDO MÊS PARA CAPITAL DE GIRO.SERÁ PAGO EM 6X COM JUROS DE 2% AO MÊS SEM ENTRADA.NO SÉTIMO MÊS APLICARÁ R$ 100.000 PARA RESGATAR NO 12º MÊS A JUROS DE 3% AO MÊS.A TAXA DE ATRATIVIDADE É DE 2% A.M.CALCULAR AS PRESTAÇÕES DOS FINANCIAMENTOS DE INVESTIMENTO INICIAL E DO CAPITAL DE GIRO E O MONTANTE DA APLICAÇÃO NO 6º MÊS PARA ALIMENTAR O FLUXO DE CAIXA.REALIZE A ANÁLISE DE VIABILIDADE: PAYBACK DESCONTADO, TAXA INTERNA DE RETORNO. VALOR PRESENTE LIQUIDO, INDICE DE LUCRATIVIDADE LIQUIDA, CONSIDERANDO A TAXA DE ATRATIVIDADE DE 2% AO MES.
ALGUÉ PODE ME AJUDAR,POIS ESTOU APAVORADA!!!!!!

Anônimo disse...

Quando devemos utilizar a curva ABC na empresa?

Unknown disse...

Porque os meus cálculos estão certos e só da 99,99 por cento?
já estou pra ficar de cabelos brancos e nada, já refiz os cálculos várias vezes e não consigo o resultado esperado, como posso fazer?