Manutenção - Organização e Métodos Operacionais básicos

Charbel Atalla Antonio


A Manutenção executa serviços programados e não programados.
Programados: manutenção preventiva; set-ups para produção; manutenção corretiva não urgente; modificativos e melhorias.
Não programados: manutenção corretiva urgente; manutenção on-line (inspeção contínua, ajustes, regulagens e pequenos reparos durante a produção) e imprevistos diversos.

Todos equipamentos e instalações importantes ou de maior criticidade, e também os que requerem intervenção periódica, como lubrificação ou troca de componentes, têm um plano e uma programação de manutenção preventiva. Esta é feita com base nas recomendações dos fabricantes, do histórico real, e das características e regime de utilização dos mesmos.

Os serviços são realizados, controlados e documentados mediante Ordens de Serviço.

As Ordens de Serviço de Mnutenção, após encerramento, são todas arquivadas, de forma a compor um histórico, compreendendo, entre outras, as seguintes informações: data de execução, nome dos executantes, TAG (identificação do equipamento), descrição do serviço (como planejado e como realizado), mão de obra e materiais aplicados, causas prováveis de avarias, possíveis recomendações, responsáveis por autorizações e aprovações.
Esse histórico é utilizado para diversas finalidades como controles e avaliação de desempenho, custos, segurança, ações de melhoria, etc..

Para execução dos serviços a Manutenção dispõe de equipe de funcionários devidamente qualificados, especializados e treinados para suas funções, nos equipamentos e instalações específicos da empresa. Quando e onde necessário ou conveniente, a equipe é complementada, temporariamente, com mão de obra adicional, ou através da contratação de serviços específicos.

A Manutenção tem, administra e controla, quantitativa e qualitativamente, um almoxarifado de materiais e peças-reserva necessários à execução dos serviços. As quantidades de estoque mínimo e máximo são calculadas, considerando as condições e critérios do processo de compra, as políticas da empresa, e as características de cada item, como criticidade, durabilidade (ou consumo), custo, prazo de suprimento, prazo de validade, etc.

Os trabalhos de manutenção são realizados, sempre que possível, “in-loco”, no local onde estão as próprias instalações ou equipamentos. Quando necessário remoções, os equipamentos, após as intervenções necessárias, e antes do retorno à área de operação, são re-inspecionados em relação às condições (segurança, higiene, etc.) exigidas no local de trabalho.


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