Manutenção Industrial On-Line - como melhorar a produtividade

Charbel Atalla Antonio

“Manutenção On-Line” (MOL) é a manutenção de acompanhamento da produção, realizada durante a própria operação dos equipamentos e instalações. Seu objetivo principal é maximizar a eficiência da produção assegurando a máxima continuidade e adequação das condições operacionais.

Procedimento Típico (Referência):

A Manutenção Industrial Online é exercida por um ou mais Técnicos de Manutenção que tenham habilidades gerais (mecânica, eletricidade, etc.). Geralmente um mecânico e um eletricista.

FORMA DE ATUAÇÃO E RESPONSABILIDADES DESSES PROFISSIONAIS:

1 - “Policiar” a situação de todos equipamentos e instalações.
Atuando em forma de “ronda”, devem inspecionar continuamente, cada equipamento e instalação quanto a:
- integridade: examinar quanto a sinais de possíveis avarias, ocorridas ou prestes a ocorrer. Exemplos: vazamento, aquecimento anormal, vibração, parafuso solto ou faltando, indicador fora de limite, rolamento “cantando”, etc.
- desempenho: verificar se a função do equipamento ou instalação está sendo desempenhada satisfatoriamente, quanto à produção e quanto à segurança.
Devem consultar constantemente os operadores responsáveis pela operação. (geralmente basta uma troca de olhar...)

2 – Fazer reparos e ajustes imediatos.“Irregularidades” cuja providência seja evidente, devem ser resolvidas através de uma ação direta e imediata.

3 – Alertar o Supervisor
“Irregularidades” incomuns, cuja gravidade, potencial de risco ou providência seja discutível, devem ser comunicadas de imediato ao Supervisor da Manutenção.

4 – Prestar serviços de apoio
Serviços de apoio à produção, próprios e usuais da Manutenção, como regular, ajustar, substituir ou instalar equipamentos, acessórios, etc. Normalmente solicitados ou autorizados pelo Supervisor da Produção.

5 - Fazer relatório diário.
Todas observações, intervenções e serviços realizados devem ser anotados no MOLD (Diário da Manutenção On-Line).

OBSERVAÇÕES:
a) Sempre que for necessário parar um equipamento em produção ou instalação em serviço, isso deve ser solicitado ao responsável pela operação; exceção se faz apenas a situações de emergência por razões de segurança.
b) Além das atividades citadas, os Técnicos da MOL podem ter também serviços específicos, as OS (Ordens de Serviço). Salvo orientação em contrário, a OS deve ser realizada sem prejuízo da MOL, ou seja, o serviço da OS deverá ser interrompido tantas vezes quanto necessário, a prioridade sendo sempre manter a continuidade da produção.
c) A freqüência da “ronda”, isto é, o tempo entre cada inspeção, em cada equipamento ou instalação, deve ser no máximo aproximadamente 1 hora.
d) Os casos de equipamentos avariados, sem condição de operação e cujo conserto necessite remoção do local, devem ser comunicados ao Supervisor da Manutenção. Ele determinará para onde levar e quando. Se houver um equipamento reserva para substituição, esta deve ser providenciada de imediato.
e) No âmbito deste procedimento entende-se como “irregularidade” qualquer condição que esteja prejudicando ou possa vir a prejudicar o desempenho ou a segurança do processo produtivo.
f) Todo e qualquer pedido de serviço ou providência solicitado pela Produção deve ser prontamente atendido ou passado para o Supervisor de Manutenção, de imediato ou através do relatório diário (MOLD), dependendo da urgência.
g) Esses profissionais devem portar rádio intercomunicador e mantê-lo sempre em perfeito e contínuo funcionamento.
h) O local natural de permanência e atuação desses profissionais é o ambiente de produção. Qualquer ausência deve estar relacionada às funções citadas e/ou ser de conhecimento do Supervisor de Manutenção.
i) “Irregularidades” que requeiram mais providências devem constar de forma destacada no relatório diário (MOLD).


Gostou do Operando Bien?
Se desejar, você pode retribuir ou colaborar.


e, se você for dar uma festa,
promover um evento, não importa o tamanho,
garanta seu sucesso com a
>>> Se você tiver perguntas ou quiser colaborar para o assunto com seu conhecimento e experiência, me mande um email ou publique aqui o seu comentário.

"Ainda é cedo"... mas se você já vai mesmo... > sair do Operando Bien

Nenhum comentário: