Relatório Gerencial On-Line / Dashboard em Excel

Charbel Atalla Antonio



“Pilotar” seu negócio, empresa, departamento, casa, pode ser tão “confortável, eficiente e gostoso” quanto pilotar um carro com um bom painel de controle, um bom dashboard...

Ter um painel de controle gerencialon-line – um dashboard, com as informações que você precisa, na tela do seu computador, num Excel, por exemplo, não é tão dificil – você mesmo pode tentar fazer!

Veja como fazer um dashboard após as figuras abaixo (clique nelas se quiser ampliar):

a célula vermelha muda de cor automaticamente, conforme o valor do estoque


as barras dos "mostradores" (nivel de ATENÇÃO) se desenham automaticamente




Se você já tiver as informações, seu “banco de dados”, já terá meio caminho andado para fazer um “dashboard” (painel de controle ou relatório gerencial on-line) como os dos exemplos acima. Se ainda não tiver, saiba como conseguir > leia o artigo Gestão Digital.


O principal que você precisa saber ou aprender para fazer um “dashboard” (painel de controle ou relatório gerencial on-line) como os dos exemplos é que você pode resumir, centralizar, e ter sempre atualizadas – automaticamente – todas as informações que precisa em uma única planilha – ou seja, visualizar tudo numa única tela / página, o seu dashboard!

Basta “vincular” os dados dessa planilha – o seu dashboard – com as demais planilhas. O que é vincular uma planilha à outra? É fazer com que dados de uma apareçam na outra. Como fazer isso? Experimente: com duas planilhas abertas, numa célula da planilha “destino” digite o sinal de “=” (sem as aspas), vá para a planilha “origem”, escolha a célula de interesse, e clique ENTER. Pronto! Teste: mude o valor na planilha de origem e olhe na planilha destino.
Faça isso com os seus principais indicadores: totais de produção, vendas, médias de consumo, estoque, com gráficos diversos, etc.

Se desejar – é bem interessante – coloque “links” em pontos (células) do seu Dashboard (Painel de Controle) onde você possa querer ver mais detalhes (planilha de origem): clique com o botão direito na célula da planilha Dashboard, escolha “hiperlink”, e digite / escolha o “endereço” da planilha desejada.
Para mostrar a data (com ou sem hora) numa célula, digite nela “=(hoje)” (sem as aspas) e tecle ENTER. Se não ficar como você quer, acerte pelo menu clicando em > Formatar > Células > Data.

Porque fazer um Relatório / Painel de Controle Gerencial On-Line / Dashboard em Excel?
Porque é fácil, rápido, extremamente útil, versátil, dinâmico, personalizável, ilimitado, controlável, confiável, compreensível...

Qualquer dificuldade ou qualquer necessidade p/ fazer o seu dashboard, me contate. Eu terei todo prazer em lhe ajudar – por e-mail, telefone, pessoalmente – já fiz isso, e continuo fazendo, p/ muita gente, muitas empresas.

Recomendação: proteja com uma senha o seu Dashboard / Relatório / Painel de Controle Gerencial ou qualquer arquivo importante. Se ainda não sabe como, no Excel é só seguir pelo menu: Arquivo > Salvar Como > Opções Gerais..

Artigos complementares: Formulários em ExcelGráficos em ExcelGestão DigitalRelatórios GerenciaisCor automática em Exceloutros.

Gostou do Operando Bien?
Se desejar, você pode retribuir ou colaborar.

>>> Se você tiver perguntas ou quiser colaborar para o assunto com seu conhecimento e experiência, me mande um email ou publique aqui o seu comentário.

"Ainda é cedo"... mas se você já vai mesmo... > sair do Operando Bien

14 comentários:

Anônimo disse...

Ótimas orientações e ótimas informações.

super obrigada, valeu.

Deo disse...

Olá, parabéns e obrigado por disponibilizar seus conhecimentos e ensinamentos através do site. Tenho certeza que tem ajudado a muitas pessoas!
Tenho uma dúvida, gostaria de vincular o gráfico aa planilha mas não sei como interliga-los. Gostaria de ao alterar um dado na planilha, o gráfico se reajustasse automaticamente, é possível?
deocosmeticos@yahoo.com.br
damsbrasil@hotmail.com

Abraços, e muito obrigado!
Deo


“Observação
Você pode mudar os dados à vontade, mesmo depois do gráfico pronto; ele se redesenha imediatamente. Isso é ótimo para fazer atualizações, simulações, etc..”

Anônimo disse...

você tem algum modelo que possa me passar de um painel de controle
Favor passar para smrufino@hotmail.com
Obrigado

Anônimo disse...

Bem amigo, eu faço o relatório mensal, mas eu gostaria de poder fazer tudo numa única "pasta de trabalho de excel" vinculando com as outras planilhas da mesma pasta.
Porém, quando salvo como página da web, aparecem as respectivas guias, e eu gostaria de ocultar isso. Vc saberia como? Se puder, me responde em ratao_3000@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa noite, ja vi muita coisa nessa minha vida profissional mais isso realmente é fantástico, sou gerente de vendas de uma industria de cosméticos e gostria de ter um dashboard em excel, que eu possa atualiza-lo e de uma única vez visualizar todas as informações, queria saber se pode me enviar este que você postou por e-mail, lhe serei muito grato.

meu e-mail é : fernandomarketing@hotmail.com
fico no seu aguardo.

Anônimo disse...

Boa tarde, primeiramente quero elogiar o seu profissionalismo e humildade em mostrar o como se faz.
sou recem-formado e entrei em uma emrpesa de Confecções ficando responsavel pela melhoria dos processos, mas terei que organizar o controle de estoque a principio diminuindo desperdicios, e gostaria de algumas dicas de como fazer um Dashboard para essa necessidade.
meu email: maeques_charles@hotmail.com
Fico no aguardo e obrigado.

Anônimo disse...

Gostaria de um modelo para melhor adaptar aqui na minha empresa.

Parabens pelo blog de muita utlidade

Mmehhh disse...

Oi vc poderia me passar algum modelo?

mmehhh@gmail.com

Obrigada

Guia Perdizes disse...

Gostaria de um exemplo. Tem como disponibilizar?

Bruna

Anônimo disse...

Olá ! muito bom esse artigo ! seria possível você enviar a planilha do exemplo ?

edsomer@hotmail.com

Abraços e MUITO OBRIGADO !!!

gabriele disse...

Olá, tens como encaminhar o modelo para meu e-mail?

agradeço muito! o blog é fantástico.

Grande abraço.

Gabriele disse...

gabinha_terra@hotmail.com

Anônimo disse...

Bom dia, Sou analista de Risco em uma empresa que vende games virtuais, será que poderia disponibilizar um dashboard em Excel com as informações gerenciais, por exemplo, de formas de pagtos, vendas, fraudes confirmadas?

meu-email: vanps81@yahoo.com.br
Obrigada

Unknown disse...

Bom dia!

Preciso desenvolver um dashboard com vc.

Entre em contato para conversarmos: daniellicavalheiro@gmail.com

Obrigada.