Como Diminuir as Horas-Extras

Charbel Atalla Antonio


O custo das horas-extras pode anular todo o esforço da produção. Excesso de horas-extras é um problema muito comum dos gerentes de operação.

Se você tem problema de excesso de horas-extras no seu setor ou empresa, a primeira coisa a olhar e verificar é o nivel de ociosidade. Se dispuser, analise seus índices de eficiência e produtividade.

Se a ociosidade for nula ou quase nula, a solução provável para reduzir suas horas-extras está no redimensionamento da equipe – contratação de mais pessoas.

Se a ociosidade for significativa ou alta, a solução das horas-extras provavelmente será melhorar a Programação e Controle da Produção (PCP) e/ou minimizar as Paradas de Produção Imprevistas.

Para a situação mais comum – altos índices de horas-extras e de ociosidade – as soluções mais comuns são melhorar:
• A negociação de prazos com fornecedores e/ou clientes.
• O desempenho da atividade de Suprimentos: estoques, almoxarifados, compras.
• O desempenho da Manutenção Preventiva.
• O dimensionamento do Estoque de Produtos Acabados.

Atenção: a situação de ociosidade + horas-extras = zero só existe na teoria, onde pessoas não tem imprevistos, máquinas não quebram, o mercado é 100% previsível... Na prática, no caso geral, o "adequado" é ociosidade + horas-extras girar em torno de 5%, até 10%. Se você estiver com ociosidade + horas-extras próximo de zero esteja certo que procurando vai encontrar boas "oportunidades de melhoria": aumento da produção ou de vendas, redução de estoques, etc.

Gostou do Operando Bien?
Se desejar, você pode retribuir ou colaborar.

>>> Se você tiver perguntas ou quiser colaborar para o assunto com seu conhecimento e experiência, me mande um email ou publique aqui o seu comentário.

"Ainda é cedo"... mas se você já vai mesmo... > sair do Operando Bien

Nenhum comentário: