Eficiência e Produtividade da Produção – o que é, como medir, controlar, exemplos

Charbel Atalla Antonio

Eficiência e Produtividade são dois dos principais indicadores utilizados como controle da produção. São fundamentais para uma boa gestão.

A qualidade desses controles depende da qualidade das medições e da correta elaboração dos cálculos envolvidos. Para isso, os conceitos e conhecimentos necessários, que são relativamente simples, são também indispensáveis – caso haja alguma dúvida, recomendo ler também o artigo Produtividade e Eficiência da Produção.


A figura abaixo é um exemplo de um formulário, uma planilha de controle. Se desejar, acesse o arquivo original em http://spreadsheets.google.com/pub?key=p3tYP9IusgBYuujzFMmMAcg&output=xls – nele você poderá inclusive observar as possíveis alterações nos valores da eficiência e da produtividade em função de variações nos valores da produção, tempo de trabalho, etc.


Esse formulário ou planilha mostra um exemplo em um nível usual de detalhes. Deve ser adaptado a cada caso, podendo ser mais simples ou também bem mais completo.
O modelo está semi-preenchido para uma melhor compreensão do exemplo, principalmente dos cálculos.
Na prática, recomendo que todos os campos sejam preenchidos manualmente, pelo responsável pela produção. Os valores dos desvios, entre outros, podem ser calculados pelo computador, mas o preenchimento manual, nesses casos, é muito bom para chamar a atenção, conscientizar e sensibilizar bem toda a equipe de produção – em relação à eficiência, à produtividade, ao desempenho geral.

Com esses relatórios diários fica muito fácil obter relatórios e gráficos mostrando a evolução semanal, mensal – da eficiência, da produtividade, das horas de paradas imprevistas da produção, etc.. Isso é muito interessante e ajuda muito a gestão operacional. Mostrarei alguns exemplos num próximo artigo.

Gostou do Operando Bien?
Se desejar, você pode retribuir ou colaborar.

e, se você for dar uma festa,
promover um evento, não importa o tamanho,
garanta seu sucesso com a
>>> Se você tiver perguntas ou quiser colaborar para o assunto com seu conhecimento e experiência, me mande um email ou publique aqui o seu comentário.

"Ainda é cedo"... mas se você já vai mesmo... > sair do Operando Bien

Nenhum comentário: