Qualificação de Fornecedores – como fazer, porque fazer

Charbel Atalla Antonio


Se você é uma pessoa responsável e procura evitar problemas, com certeza você já qualifica todos seus fornecedores. Você não compra sequer um doce, ou um souvenir, sem avaliar o vendedor, ainda que tão só pela aparência.

Se você tem um negócio, uma empresa, você depende de fornecedores – seja de materiais, de produtos ou de serviços, sejam eles outras empresas, autônomos, free-lancers, ou empregados. E o seu sucesso pode depender disso – de uma boa qualificação dos seus fornecedores.
Nesse ponto é fundamental ter em mente que para o seu cliente o responsável é você! Jamais pense em alegar que foi o seu fornecedor que atrasou a entrega, que fez errado, que é o culpado. Em último caso, deixe isso para o seu advogado – e aí esqueça o cliente, ele nunca mais será seu – ele e todos os demais que ficarem sabendo...
Aqui concluímos que para sermos nós mesmos um bom fornecedor, temos que ter bons fornecedores. Como se consegue isso? Verificando, se assegurando que cada um deles – os nossos fornecedores – tem plenas condições de nos fornecer satisfatoriamente o que precisamos, não só quanto ao custo, mas também quanto aos prazos e especialmente quanto à qualidade. Fazendo uma boa qualificação dos nossos fornecedores.

Como fazer uma boa qualificação de fornecedores?
Se você sabe bem o que quer, e entende bem do seu negócio, a resposta é simples: Verifique tudo o que considera necessário para ser bem atendido. Faça um check-list – específico para o caso – e examine seu canditato a fornecedor.

Sugestão de um check-list básico:
- instalações (local, localização, equipamentos, idade, estado de conservação, recursos, etc..)
- capacitação (conhecimento, experiência no negócio)
- empregados (quantidade, qualificação, histórico, etc..)
- fornecedores (antigos, novos, histórico, qualificação, etc..)
- clientes (antigos, novos, evolução, etc..)
- referências comerciais (bancos, etc..)
- procedimentos (administrativos e operacionais)
- planos de contingências
- comunicação (e-mails, telefones (fixos, celulares))
- legalidade (documentação, etc..)
- logística (veículos, estoques, etc..)
- disponibilidade (agenda de compromissos, antecedência necessária, etc..)
- amostragem e testes

OBS.:
- Se na qualificação do seu fornecedor, ele não se mostrar satisfatório em 1 ou 2 itens, você pode informá-lo, solicitar providências, marcar uma nova data para verificar...
- Considere que você também – como fornecedor – está sujeito à qualificação de fornecedores pelos seus clientes ou parceiros...


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Um comentário:

mari disse...

Estas informações são ótimas e muito importantes.
Muito obrigada.