Charbel Atalla Antonio
Como fazer um Fluxograma
• Identifique e relacione todas as ações (atividades, operações) do processo ou procedimento a ser representado (mapeado) no fluxograma. Exemplo: pegar o material X, misturar..., esperar, analisar, transferir, entregar, decidir, comprar, descartar, etc.
• Em seqüência lógica, de dependência, coloque uma ação dentro de cada bloco do fluxograma. Interligue os blocos com setas mostrando a relação de seqüência entre as ações. Na figura acima você vê a “simbologia” usual para os blocos de fluxograma; na abaixo um exemplo de fluxograma incluindo as setas.
Para mais exemplos e aspectos conceituais sobre fluxogramas e algorítmos, veja citações e links no fim do artigo.
Como desenhar um Fluxograma
É fácil fazer ou desenhar fluxogramas em Excel. Mesmo sem conhecer o Excel.
A figura abaixo mostra um exemplo simples de um fluxograma feito em Excel.
Como fazer um fluxograma em Excel
Esse é mais um caso onde o melhor é aprender fazendo. Então abra o Excel e vamos lá!
Inicialmente verifique se na parte inferior da planilha tem os comandos “Desenhar”, “AutoFormas”, etc.. Caso não tenha, clique no Menu Principal em Exibir > Barras de Ferramentas > Desenho.
Clique então em AutoFormas > Fluxograma e escolha uma figura (comece com o retângulo). Posicione o mouse num ponto qualquer da área da planilha, arraste até onde desejar e solte. Seu primeiro bloco do fluxograma está pronto. Não se preocupe – depois você poderá alterar a posição, o tamanho, a cor, etc.
Se você clicar fora da área da figura (bloco do fluxograma), estará de volta ao Excel normal. Se ainda não clicou, pode continuar e já digitar o texto que deseja dentro do bloco. Se já estava fora, basta um duplo clique dentro do bloco.
Faça mais 2 ou 3 blocos para o seu fluxograma com o mesmo procedimento.
Para interligar dois blocos quaisquer do fluxograma clique em AutoForma > Conectores e escolha um tipo (comece com a seta básica). Passe o mouse sobre um bloco do fluxograma e clique sobre um dos pontos que surgem como opção. Vá até outro bloco e, da mesma forma, clique sobre onde deseja terminar a linha de ligação. Agora você poderá mover qualquer dos blocos, e a linha de interligação se moverá junto.
Dados estes passos iniciais, você pode aprender o restante praticamente sozinho, sem ler mais um monte de instruções (... mais chatas que as de receita culinária (para quem não gosta de cozinhar, como eu)).
Clique em “Desenhar” e leia as opções – todas – mesmo as eventualmente “inativas” (as “pálidas”). Só leia. São termos auto-explicativos – e você já ficará conhecendo todos os vários recursos úteis e prontos para usar que estão disponíveis para desenho de fluxogramas: alinhar os blocos, ajustar e igualar o espaço entre eles, etc., etc.. Agora clique num bloco (veja dicas abaixo) do seu fluxograma com o botão direito do mouse e escolha Formatar AutoForma – e você ficará sabendo como fazer ou alterar referente a cores, posição do texto, etc., etc..
A essa altura você já estará sabendo fazer um fluxograma como o da figura acima – ou mesmo um bem mais elaborado.
Veja um bom exemplo de fluxograma numa página do Sebrae, sobre um assunto também interessante: "como registrar uma marca"
Nos comentários deste artigo tem outros links para mais exemplos de fluxograma.
Dicas e macetes
• Caso queira conhecer e utilizar as formas “padronizadas” de blocos específicos para fluxograma, apenas pare o mouse sobre cada opção de figura (depois de clicar em AutoFormas > Fluxograma) e leia sua descrição. Na prática, o mais usual mesmo é só o retângulo.
• Para editar um texto já existente dentro de um bloco do fluxograma basta clicar sobre o mesmo (texto). Para clicar no bloco (por exemplo, para movê-lo de lugar) você deve clicar sobre a linha de contorno do mesmo.
• Para acrescentar termos externos aos blocos do fluxograma, como os SIM e NÃO do fluxograma da figura acima, use a Caixa de Texto – ícone que também está no rodapé.
• Para ajustar de forma mais fácil tamanho, largura e altura dos blocos do fluxograma, clique nos mesmos e arraste o mouse sobre os pontos que surgem em destaque.
• Para criar vários blocos do mesmo tamanho num fluxograma, clique em um, copie, e cole quantas vezes desejar.
• Ajuste o tamanho dos blocos do fluxograma depois de digitar todo o texto, sem se preocupar se ele não aparecer integralmente quando digitado.
• Para, por exemplo, alinhar dois ou mais blocos do fluxograma, você deve selecionar todos eles. Faça isso clicando sobre cada um mantendo a tecla “Ctrl” pressionada.
• Para um ajuste fino da posição de um bloco do fluxograma, após selecioná-lo, use as teclas de setas do teclado.
Observação
O fluxograma é um diagrama, um desenho, do mapeamento de um processo. O fluxograma é uma das mais importantes e úteis ferramentas de um Sistema de Qualidade. Aspectos conceituais sobre o conteúdo dos fluxogramas, nível de informações, como e quando aplicar fluxogramas, serão abordados em próximos artigos. Os sites Doce Blog e QualiBlog também tem um ótimo conteúdo sobre fluxogramas.
E a página Algorítmos, Fluxogramas e Pseudo-Código, do Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior - Portugal, tem um ótimo artigo sobre fluxogramas para aplicações em programação.
Aprenda mais sobre Fluxograma no Seminário Operando Bien II.
Artigos relacionados: Procedimentos; ELPOP (Efeitos e Limites dos Parâmetros de Operação e Processo)
Gostou do Operando Bien?
Se desejar, você pode retribuir ou colaborar.
promover um evento, não importa o tamanho,
"Ainda é cedo"... mas se você já vai mesmo... > sair do Operando Bien
22 comentários:
Oi, Charbel!
Legal esse post. Você está mostrando que o excel pode ser uma ferramenta muito mais útil do que a maioria pensa ser.
Abraço e me visite em www.admemdebate.blogspot.com e www.administrando.wordpress.com!
Estou estudando Gestão da Qualidade Total e gostaria de ter acesso a exemplos de fluxogramas já prontos. Obrigado
Fabrício, nas páginas / links a seguir você pode ver vários exemplos, de vários tipos.
http://www.premiomariocovas.sp.gov.br/pesquisa2005/Gestao%20de%20Recursos%20Humanos/RH_251.DOC
http://www.abceram.org.br/asp/abc_503.asp
http://www.lgti.ufsc.br/O&m/aulas/Aula5/transp5.pdf
http://www.unicamp.br/fea/ortega/info/curso/exfluxos.htm
Pena que eu não te achei antes. Baixei uma pá de programinhas horríveis para fazer fluxograma, nem meu professor me falou que era tão simples pelo Excel.
Muito obrigada, mas muito obrigada mesmo! Deus te dê muita saúde e muita grana. Bjs!
Sol
Muito obrigado, me ajudou muito
O programa MS Visio do pacote Office é ótimo para desenhar fluxograma e bem simples de usar.
Alessander Monaco
Conforme o dito popular: Quem caça acha depois de apanhar muito tentando desenhar um fluxograma achei esta jóia e simples de trabalhar. Obrigado
Segui as insturções e fiz um fluxograma lindo! beijo!!
Alice
Muito o obrigado, eu já estava doido por não conseguir fazer. Vlw pela ajuda. :}
Utilizo o MS Visio para criação de fluxogramas ... programa muito fácil de manusear!
Tenho que apresentar um Fluxograma Orçamentario mas nao tenho ideia de como começar, vc pode me ajudar?
valeu dus meu
muito bom
banca aí vou eu
Olá Charbel!
Estou começando a implantar o APPCC em minha empresa de fabricação de rações, estou com dificuldades para montar fluxogramas, gostaria, se possível, que me mandasse alguns exemplos de fluxograma para fábricas de ração. Obrigado
Porque nao descobri antes este site, parabens, parabens, parabens
Oi Charbel!
Valeu pela dica de criar fluxograma pelo excel....segui o seu passo a passo e deu certo!
Abraços
Clareou muito minhas idéias.
Obrigada!
Obrigada pela esplicação, foi ótima.
Ótima explicação. Thanks!
Olá agudo bastante vou estuda mais um pouquinho e vou apricar os seus exenpros valeu
o excel é muito bom mais algum de vcs ja tentaram usar o smart draw é um programa q ajuda muito em varias formas de fluxograma
Devo-lhe dizer que seu post foi de uma ajuda inestimável, com ele pude realizar minha monografia com êxito e ganhar meu diploma de Administrador.
Não tenho palavras para lhe agradecer!
Obrigado
Que Deus lhe abençoe.
Agradeço muito, os modelos me ajudaram muito!
Abraços,
Postar um comentário