Manual do Usuário - Solução de Probelmas / Troubleshooting

Charbel Atalla Antonio

troubleshooting = manual de problemas e soluções, em inglês
ELPOP = Efeitos e Limites dos Parâmetros de Operações e Processos


Num trabalho de consultoria, no terceiro dia de estudos e observação da produção, fui conversar com um operador:
– Vejo que você só chama o supervisor para pedir alguma ação para trás. E não vejo ele vir a você por pedido de alguém da frente. Sua parte nunca dá problema?
– Dá sim. Mas, quando o problema é daqui mesmo, a solução é rapidinha. Só não é quando quebra alguma coisa, ...ou dá um mau contato, essas coisas.
– Você deve saber de cor e salteado o seu “Troubleshooting”.
– Isso aí eu não sei não. ...Eu pedi ao supervisor, quando comecei operar esta máquina, que me explicasse direitinho o porquê de cada regulagem. E também como devia chegar o produto vindo de trás. Depois de alguns dias, tiradas algumas dúvidas, não foi preciso mais nada não.

Desde então tenho destacado e recomendado priorizar essa abordagem, essa conduta. O Troubleshooting, como um manual de problemas e soluções, é útil, em especial para problemas peculiares, passíveis de serem decorados, memorizados. Já o ELPOP (Efeitos e Limites dos Parâmetros de Operações e Processos, ou Effects and Limits of Process and Operation Parameters), como um manual de conhecimento e entendimento do processo e da operação, é útil de uma forma bem mais abrangente e efetiva. A ação baseada no ELPOP é consciente, racional, participativa, prazerosa.

O ELPOP deve ser preferencialmente um documento escrito.
Com os mesmos conhecimentos e da mesma forma que é desenvolvido o procedimento operacional, o ELPOP é facilmente elaborado, a partir do próprio procedimento, apenas acrescentando a descrição dos efeitos das possíveis variações ou regulagens em cada parâmetro do processo.
Geralmente em forma de tabela, o ELPOP apresenta todos os parâmetros envolvidos. Destaca, e justifica, os valores limites. Informa e explica as conseqüências, ou melhor, os efeitos, das possíveis variações, para mais e para menos de cada um, sobre os demais ou sobre o produto.
Melhor que saber o que fazer para resolver cada problema é evitar que eles ocorram controlando bem suas possíveis causas.

Coloque o ELPOP em prática nas operações mais críticas e você terá um aumento de eficiência e produtividade imediato.

Para ilustrar, segue abaixo um pedaço de um exemplo de ELPOP.



Gostou do Operando Bien?
Se desejar, você pode retribuir ou colaborar.


e, se você for dar uma festa,
promover um evento, não importa o tamanho,
garanta seu sucesso com a
>>> Se você tiver perguntas ou quiser colaborar para o assunto com seu conhecimento e experiência, me mande um email ou publique aqui o seu comentário.
>>> Informe seu email para ser informado sobre novos artigos:

2 comentários:

Unknown disse...

Muito boa essa dica. Mostra, de forma simples, como a Gestão Moderna de RH deve estar em todos os setores da empresa. Isso não é administrar pessoas. Isso é administrar COM as pessoas. Prático e certo.

Bruno

Anônimo disse...

você tem um conceito mercenário sobre finanças e usa do eufemismo para explicar coisas óbvias em forma, digamos de "falácias".