Charbel Atalla Antonio
troubleshooting = manual de problemas e soluções, em inglês
ELPOP = Efeitos e Limites dos Parâmetros de Operações e Processos
Num trabalho de consultoria, no terceiro dia de estudos e observação da produção, fui conversar com um operador:
– Vejo que você só chama o supervisor para pedir alguma ação para trás. E não vejo ele vir a você por pedido de alguém da frente. Sua parte nunca dá problema?
– Dá sim. Mas, quando o problema é daqui mesmo, a solução é rapidinha. Só não é quando quebra alguma coisa, ...ou dá um mau contato, essas coisas.
– Você deve saber de cor e salteado o seu “Troubleshooting”.
– Isso aí eu não sei não. ...Eu pedi ao supervisor, quando comecei operar esta máquina, que me explicasse direitinho o porquê de cada regulagem. E também como devia chegar o produto vindo de trás. Depois de alguns dias, tiradas algumas dúvidas, não foi preciso mais nada não.
Desde então tenho destacado e recomendado priorizar essa abordagem, essa conduta. O Troubleshooting, como um manual de problemas e soluções, é útil, em especial para problemas peculiares, passíveis de serem decorados, memorizados. Já o ELPOP (Efeitos e Limites dos Parâmetros de Operações e Processos, ou Effects and Limits of Process and Operation Parameters), como um manual de conhecimento e entendimento do processo e da operação, é útil de uma forma bem mais abrangente e efetiva. A ação baseada no ELPOP é consciente, racional, participativa, prazerosa.
O ELPOP deve ser preferencialmente um documento escrito.
Com os mesmos conhecimentos e da mesma forma que é desenvolvido o procedimento operacional, o ELPOP é facilmente elaborado, a partir do próprio procedimento, apenas acrescentando a descrição dos efeitos das possíveis variações ou regulagens em cada parâmetro do processo.
Geralmente em forma de tabela, o ELPOP apresenta todos os parâmetros envolvidos. Destaca, e justifica, os valores limites. Informa e explica as conseqüências, ou melhor, os efeitos, das possíveis variações, para mais e para menos de cada um, sobre os demais ou sobre o produto.
Melhor que saber o que fazer para resolver cada problema é evitar que eles ocorram controlando bem suas possíveis causas.
Coloque o ELPOP em prática nas operações mais críticas e você terá um aumento de eficiência e produtividade imediato.
Para ilustrar, segue abaixo um pedaço de um exemplo de ELPOP.
Gostou do Operando Bien?
Se desejar, você pode retribuir ou colaborar.
promover um evento, não importa o tamanho,
>>> Informe seu email para ser informado sobre novos artigos:
2 comentários:
Muito boa essa dica. Mostra, de forma simples, como a Gestão Moderna de RH deve estar em todos os setores da empresa. Isso não é administrar pessoas. Isso é administrar COM as pessoas. Prático e certo.
Bruno
você tem um conceito mercenário sobre finanças e usa do eufemismo para explicar coisas óbvias em forma, digamos de "falácias".
Postar um comentário