Ata de Reunião – como, quando e porque fazer – modelo grátis

Charbel Atalla Antonio


Registrar em uma ata as decisões tomadas em uma reunião “operacional” geralmente é muito útil.

Na prática porém, exceto quando “obrigatório”, não é algo que se faça com freqüência.
Não é considerado algo agradável de se fazer – quase ninguém gosta de fazer.


Reunião com um fornecedor, com um cliente, com outro “departamento”, com os sócios do sítio...

Um fato é que para a maioria das reuniões “sérias”, onde se tomam decisões, a mera existência de uma ata normalmente será motivação adicional e “concreta” para que o “combinado” se realize – chegando mesmo a “inibir” possíveis idéias “criativas” para possíveis “desvios”...

Outro fato é que geralmente evitamos ser o redator da ata – por comodismo ou também por um certo receio de não saber faze-lo adequadamente.
Vamos fazer aqui uma análise rápida desses dois aspectos, e eu aposto que se você estava concordando com eles, você vai mudar totalmente de idéia.

Quanto ao “receio”
Nós o temos essencialmente em função de achar que podemos deixar de anotar alguma coisa importante – esquecer.
Tenha em mente então o seguinte: sua “obrigação”, como “redator” da ata é tão somente anotar o que for falado. Se algum aspecto não for abordado a culpa não é sua.
Segundo: para não esquecer de anotar itens importantes, inclusive “detalhes” como relacionar os participantes e outros, você pode simplesmente usar um roteiro, um check-list. O uso de um formulário como os das figuras abaixo já ajuda bem – o 1o. é p/ anotação manuscrita e o 2o. está formatado p/ dogitação.

Quanto ao “comodismo”
Esse aspecto é muito interessante. É o seguinte: se você não é realmente uma pessoa acomodada e, pelo contrário, é ambicioso, deseja evoluir sempre, cada vez mais, então reflita e perceba que fazer a ata de uma reunião é uma excelente oportunidade nessa direção.
Por quê? Porque, como redator da ata, você não tem a obrigação de anotar aspectos importantes não abordados, porém tem o direito e a melhor oportunidade de “cobrá-los” dos participantes. Direitos sem obrigações – quer melhor que isso?
Inclua no seu “check-list” mental o tripé “custo – prazo – qualidade” e mais o 5W1H (se não conhece, leia o artigo), e então participe ativamente da reunião. Cobrando cada um desses aspectos sempre que necessário ou oportuno. E só não esqueça de ter a devida cautela para não se sobrepor (demais) às “autoridades” presentes...

Obs.:
1. Não esqueça de disponibilizar cópias da ata para todos “interessados” e não só para os participantes. Sempre o quanto antes possível.
2. Quanto ao “receio”, um aspecto que ainda também ocorre é “vergonha” por ter letra “feia”. Uma ata manuscrita com uma letra bonita pode ser uma ata bonita, mas o mais importante, junto com o conteúdo, é a legibilidade.


(clique na figura para ampliar)

(clique na figura para ampliar)


Obs.: nos comentários abaixo estão respondidaa as dúvidas mais frequentes sobre ata de reunião: como escrever, arquivar, etc..

Leia também: Como fazer uma reunião interessante e agradável

Gostou do Operando Bien?
Se desejar, você pode retribuir ou colaborar.

e, se você for dar uma festa,
promover um evento, não importa o tamanho,
garanta seu sucesso com a
>>> Se você tiver perguntas ou quiser colaborar para o assunto com seu conhecimento e experiência, me mande um email ou publique aqui o seu comentário.

"Ainda é cedo"... mas se você já vai mesmo... > sair do Operando Bien

114 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante esta pagina, estava na dúvida quanto a redigir uma ata, e foi esclarecedor.
Ficou uma dúvida, pode ser digitada ou tem que ser a mão?
Muito obrigada,

Janice
excelerjan@hotmail.com

Charbel Atalla Antonio disse...

Olá Janice
Atas “formais”, “oficiais”, que podem prestar-se a fins “legais”, normalmente são digitadas e devem ainda atender vários outros requisitos: ausência de parágrafos, números escritos por extenso, etc.., a maioria deles visando impossibilitar possíveis “modificações” posteriores... Geralmente existem normas específicas para esses casos.
As atas “operacionais”, do nosso dia a dia, devem ser feitas da forma mais conveniente e adequada para os envolvidos. O mais usual é a manuscrita mesmo, por ser geralmente a mais rápida para chegar às mãos dos interessados: uma cópia xerox para cada um, tirada no fim da própria reunião. Mas, como em tudo, deve prevalecer sempre o bom senso: mandar uma cópia de uma ata escrita à mão, com rasuras, para um diretor ou para um cliente, pode não ser o mais adequado.

Anônimo disse...

Poxa vida! Seu blog é ótimo, vou ter que voltar aqui com mais tempo para analisar melhor. ;)

Um abraço do Beto.

Gabriel Galvão disse...

Oi, Charbel!

Belas dicas. Muito apropriado para aplicação, não só profissionalmente, mas também em qualquer reunião social.

Abraço!

Anônimo disse...

Oi Charbel, bom dia!!!!
Preciso entregar uma ata na faculdade, e como nunca havia elaborado, surgiram as dúvidas frequentes, mas acabei encontrando esta página e achei mt interessante.
Voltarei aqui mais vezes!
bjinhos!

Vivyanne Spinelli

Anônimo disse...

Estou aqui novamente, surgiu uma dúvida: Toda ata de reunião tem uma ordem cronológica dos fatos?? Ou posso colocar da forma que eu achar melhor???
Beijinhos!

Charbel Atalla Antonio disse...

De maneira geral não é obrigatório. Depende...
Quanto mais formal ou oficial for a reunião, mais fiel e precisa deve ser a ata na anotação de tudo que for tratado, incluindo-se a ordem de abordagem dos assuntos e a "narração" de possíveis fatos ocorridos durante a mesma.

Anônimo disse...

Olá, adorei a sua página. Assumi há poucos dias a secretaria do igreja que frequento, e em todas as reuniões a partir de agora faremos uso da ATA, eu imagina como fazia, e agora com essa pagina maravilhosa que encontrei já tenho base para redigir uma Ata.
Muito obrigada

☆¤° mábel °¤☆ disse...

Parabéns pelo blog.
Gostaria de saber se há no blog um modelo ensinando como fazer uma ata eletrônica, gostaria de implantar na empresa que trabalho e não queria fazer manual.

Obrigada.

Charbel Atalla Antonio disse...

Oi Mábel
Atendendo o seu pedido e de mais alguns leitores acabei revisando o artigo e incluindo a imagem de um arquivo que eu posso enviar por e-mail a quem pedir - se desejar, é só me passar o seu e-mail. Obrigado por "frequentar" o Operando Bien, e Boas Reuniões!

Anônimo disse...

Muito útil o artigo.
Objetivo e didático.
Parabéns.

Grato.

jdf

Anônimo disse...

Olá gente! Gostei muito desse modelo de Ata e urarei na minha empre abração!

Unknown disse...

Olá Charbel! Tenho uma dúvida: no momento da reunião, posso fazer a mão, ir pra casa, redigir no computador, imprimir e no dia seguinte entregar as cópias para os presentes assinarem???

Você poderia me enviar o arquivo modelo (aquele em forma de tabela) de como fazer uma ata?

Meu e-mail é sabinemw@hotmail.com

Obrigada!

Charbel Atalla Antonio disse...

Olá Sabine

Segue por e-mail o modelo de ata em excel.
Salve e mantenha ele "limpo" como original. Cada ata feita, salve com um novo nome - ele aparecerá no rodapé.
Para acrecentar ou diminuir páginas, insira ou exclua linhas (na altura das linhas 20 a 22 ou 23 mais ou menos). Para outras modificações, leia o artigo sobre "Formulários".

Use 2 ou 3 vezes p/ pegar os "macetes".

Quanto às assinaturas dos participantes, nas reuniões mais comuns não é mais usual, mas geralmente é uma decisão do resp. pela reunião - e, nesse caso, é necessário promeiro imprimir...; quanto a quando fazer isso, é questão de combinar...(pergunte, proponha).

Obrigado por "frequentar" o Operando Bien e Boas Reuniões!

Anônimo disse...

Ótimas dicas de como se faz vários tipos de atas...
Gostei bastante, seria bom tamém que tivesse tipos de curricular, certificado, edital, decreto, contrato, memorandp etc...
Adorei!!!
Parabéns!

Claris disse...

ola!!!!!!!!
Eu achei muito interesante as informações que vc passa e vi que vc tem um modelo (em EXCEL) para atas, com dicas e tudo mais...eu estou meio perdida na elaboração de ata....vc poderia mandar esse modelo para mim?

meu e-mail é clarisnog@yahoo.com.br

Muito obrigada mesmo.

Ana Viviane disse...

Adorei o conteúdo desta página, pois agrega valores ao nosso conhecimento profissional e acadêmico.

Ana Viviane.

Anônimo disse...

Olá,

Gostei muito do modelo apresentado e estou precisando desse formato de ATA para reuniões aqui na empresa em que trabalho, você poderia envia-lo para o meu e-mail no formato do excel??
Obrigado
gusoliveira07@hotmail.com

Anônimo disse...

Muito bom as informações encontradas com certeza vou ter reuniões bem mais eficientes.

Voce poderia me mandar o arquivo da tabela meu e-mail é paulino-oliveira1972@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Bom dia!
Eu achei muito interesante as informações que vc passa e vi que você tem um modelo (em EXCEL) para atas, com dicas e tudo mais...vc poderia mandar esse modelo para mim?

meu e-mail é j.katia@hotmail.com

Desde já agradeço.
Sds,
Kátia

Anônimo disse...

Olá Charbel
Fazemos parte de uma associação de moradores e temos duvidas com relação ás atas de nossas reunioes semanais. Estabelecemos um modelo em colunas para facilitar preenchimento. Digitamos e depois levamos para assinaturas. Todos os presentesà reuniao devem assinar? Tem algum problema com a formatação da ata que usamos? abraços. Beatriz

Charbel Atalla Antonio disse...

Olá Beatriz

Me mande o seu formulário de ata de reunião p/ eu ver.

Anônimo disse...

Caro Charbel,
Gostaria de saber se poderias me mandar o modelo de ata que vc mostrou. Gostaria de poder usar o mesmo na associação que estou presidindo.
Minha idéia é fazer diretamente na reunião, ler ao final, depois imprimir e todos assinam e encardenar todas a cada 6 meses. Dúvida: Cada uma que faço devo já citar quando será a próxima para evitar a "perda" de alguma ata ou numerar cada uma? Ex.:Ata da primeira reunião...Ata da segunda reunião...Ata da terceira reunião...
Obrigado
Marcelo Puls
marcelopuls@yahoo.com.br

Charbel Atalla Antonio disse...

Marcelo: Acabei de lhe enviar o formulário em excel por e-mail. Quanto a evitar a "perda" de alguma ata, sugiro acrescentar um campo no cabeçalho, ou fazer constar como 1o. item das anotações "última reunião / data: __/__/__". Se tiver alguma dificuldade p/ inserir o campo, leia o artigo "Formulários em Excel".

Charbel Atalla Antonio disse...

Beatriz: (cópia da resposta enviada por e-mail): Não vejo problema no seu formulário. Eu pessoalmente prefiro fazê-lo em excel - acho mais versátil, mais fácil de usar, mudar, etc. Mas, se você se dá bem com o seu em Word, não há porque mudá-lo.
Quanto às assinaturas, não são obrigatórias. Depende do assunto, da possibilidade de alguém negar ou contestar algo no futuro, ou da probabilidade da ata vir a se tornar peça de algum processo jurídico... O mútuo testemunho da presença dos participantes também pode valer. A decisão deve ser dos próprios participantes.

Unknown disse...

Olá,
Esta página realmente me ajudou muito. Nunca havia redigido uma Ata e aqui esclareci muitas dúvidas. Ainda ficou uma dúvida: Eu posso digitar e colar no Livro Ata?
Você poderia me enviar por e-mail um modelo no formato do excel??
meu e-mail: rosi@ibest.com.br

Charbel Atalla Antonio disse...

Rosilene: A finalidade principal de um Livro de Atas é assegurar que as atas de todas reuniões ali estejam, na sequência que foram feitas e sem faltar nenhuma. Você pode suprir essa função
acrescentando um campo no cabeçalho, ou fazendo constar como 1o. item das anotações "última reunião / data: __/__/__". Se tiver alguma dificuldade p/ inserir o campo, leia o artigo "Formulários em Excel".
Fazendo isso você pode manter o Livro de Atas e colar nele as atas digitadas - mas, se quiser, pode até arquivá-las numa pasta tipo fichário.
De qualquer maneira é bom resolver tudo isso em consenso - numa reunião - e registrar a decisão na ata...!
Seu formulário, em Excel, segure por e-mail. Abraços.

aristeu disse...

Bom dia,

Estou secretariando um centro espirita e uscando inf sobre Ata descobrir esse blogger, gostaria de receber o modelo em excell.
A Ata pode ser degitada e registrada em cartorio dessa forma ou é necessário ser manuscrita em livro proprio para registro?
o email é aristeumorais@hotmail.com

Anônimo disse...

olá
Gostei muito do modelo apresentado e estou precisando desse formato de ATA para reuniões aqui na empresa em que trabalho, você poderia envia-lo para o meu e-mail no formato do excel??
Obrigado
lcasilva@ig.com.br

Anônimo disse...

Excelente seu blog!! parabéns!!
Eu gostaria de receber o modelo da ata em EXCEL...
gislaine@imobiliariacampanha.com.br

Obrigada

Unknown disse...

Olá Charbel! Bom dia
Gostaria muito de receber o seu modelo de Ata (Excel).
Tenho uma dúvida, o profissional que trabalha comigo foi redator de uma reunião e fez as atas e distribuiu. Um dos participantes (o gerente) informou a ele que ele deveria trocar uma data para execução de uma determinada tarefa (aumentar em 1 dia o prazo). Esta alteração não traria prejuizo para a reunião e apenas facilitaria a execução da tarefa.
Como ele deve fazer esta alteração? Uma ata de revisão ou um e-mail informando que a ata foi alterada no determinado ponto anexando uma nova ata com a data correta? Qual a sua sugestão?
Muito obrigado! Exelente Site!

Vinícius
viniciusviper@ig.com.br

Anônimo disse...

Gostei muito do seu site de modo geral, acredito que ele ajuda muita gente que está iniciando uma sociedade. Obrigado.
Gostaria de receber por email o modelo da ata de reunião.
radiouna@terra.com.br
José Roberto

Anônimo disse...

uma participante da reunião contestou que não assinaria a ata, pois não estava presente em reunião anterior ,ela esta certa??

Unknown disse...

Muito bom o Blogger "Operando Bien". Trabalho como Assessora Legislativa e sou encarregada de lavrar as atas das sessões legislativas. Tenho alguma experiência, mas gostei muito das dicas encontradas. Gostaria de receber modelo em Excel, pois trabalho com Word. Obrigada. Oliveira
Meu e-mail:
luciamariandrade@hotmail.com

Anônimo disse...

Muito útil esta página, mas gostaria de implantar na empresa que trabalho e não queria fazer manual.Gostaria de recebr por email
Você poderia me enviar o arquivo modelo (aquele em forma de tabela) de como fazer uma ata?

Meu e-mail é ana_xandegoncalves@hotmail.com
Obrigada!

Anônimo disse...

Muito útil esta página, mas gostaria de implantar na empresa que trabalho e não queria fazer manual.Gostaria de recebr por email
Você poderia me enviar o arquivo modelo (aquele em forma de tabela) de como fazer uma ata?

Meu e-mail é ana_xandegoncalves@hotmail.com
Obrigada!

Anônimo disse...

Gostaria de saber se ao finalizar uma ata posso utilizar algums dos termos abaixo:

a) Eu (nome do secretário) lavrei a presente ata...

b) Eu (nome do secretário) lavrei e apresentei a ata...

Enfim desejo saber quais das duas opções estão corretas ou se ambas estão corretas.

Anônimo disse...

Bom dia
Achei muito útil o seu blogg, trabalho como PCM em uma empresa e venho bastante em usa página. Parabéns.
Poderia me enviar o modelo eletronico de ATA. Meu e-mail é:

crismoncleyton@hotmail.com

Desde já agradeço!

Unknown disse...

Olá.
Muito boa as informações encontradas.
Voce poderia me enviar o arquivo da tabela de atas (excel).
Meu e-mail é paty_eab@yahoo.com.br
Muito obrigada.

Unknown disse...

Gostaria muito de receber o seu modelo de Ata (Excel).
E-MAIL: simoneroder_17@hotmail.com

filipa disse...

muito interessante e tem nos ajudado muito.
esta na minha responsabilidade em fazer as atas de todas as reunioes.
esta e a 1a vez que faco uma ata e gostaria de ter um modelo ja preenchido de uma ata relacionado com os assuntos internos da empresa. e onde vem o prazo refere-se a o que? e como e que termino uma ata?

filipa disse...

muito interessante e tem nos ajudado muito.
esta na minha responsabilidade em fazer as atas de todas as reunioes.
esta e a 1a vez que faco uma ata e gostaria de ter um modelo ja preenchido de uma ata relacionado com os assuntos internos da empresa. e onde vem o prazo refere-se a o que? e como e que termino uma ata?

Carlos Eduardo FOCA disse...

ola!!!!!!!!
Eu achei muito interesante as informações que vc passa e vi que vc tem um modelo (em EXCEL) para atas, com dicas e tudo mais...eu estou meio perdida na elaboração de ata....vc poderia mandar esse modelo para mim?

meu e-mail é carlosedu.itau@gmail.com

Muito obrigada mesmo.

Antonio Carlos disse...

Charbel,

Meus parabéns pelo seu blog. Gostaria que esclarecesse uma dúvida. Existe alguma NBR que regulamenta o feitio de atas?

Abraços.

P.S. Quando tiver um tempinho entre em meu site: WWW.acslogos.com/

Unknown disse...

Prezado amigo, o Dr. poderia me enviar o modelo de ata tambem? Outra coisa, é preciso alguma formalidade para se abandonar a ata em livro, para a ata eletronica? Abraços e Muito obrigado pela força.
mozarttavaresnogueira@yahoo.com.br

Ana Freitas disse...

ola td bem?
gostaria de saber se a ata tem que ser escrita com letra cursiva ou pode ser escrita com letra de forma?
desde ja agradeço.
Adorei o blog.

Unknown disse...

Olá! faço a mesma pergunta que a colega Ana Freitas,e também achei muito interessante o modelo (em EXCEL) para atas,você poderia por gentileza me enviar o arquivo.Desde já muito agradecida.
**Meu e-mail,sara.liminha@ig.com.br

Anônimo disse...

Olá, graça e paz!

Gostaria muito do modelo de ata, vou fazer minha primeira ata e estou sem modelo e gostei do seu. Se for possivel me enviar por email ficarei grata.

Sem mais,

Juliana Regatieri

Anônimo disse...

Olá desculpe, esqueci de por o email: juregatieri@gmail.com.


Obrigado,

Charbel Atalla Antonio disse...

Resposta p/ Ana Freitas e 'Sarinha': A letra cursiva é a que melhor se presta ao exame grafológico de autenticidade, porém também a mais propícia para gerar ilegibilidades... Por isso assinamos em cursiva e não - usualmente - em letra de forma. Pode ser exigida em alguns casos (ex.: prova escrita em concursos públicos). Pode, mas não é usual - nem lei.

Path Paz disse...

Muito bom e útil esse blog, quero receber e-mail do modelo da ata eletronica e do formulário,muito obrigada.Um abraço.Patricia Paes

Unknown disse...

Olá... gostaria q vc me enviasse um modelo de ata no Excel..
meu e mail é: vanppereira@hotmail.com
obrigado

Anônimo disse...

Oi, poderia por gentileza enviar o modelo de Ata para mim??
Meu e-mail é ggracyy@yahoo.com.br
Obrigada!

Psicologia disse...

Charbel,
Bom dia,
Peço-lhe a gentileza de me enviar se possivel a ata eletronica por e-mail e me informar como posso salvá-la em uma pasta para poder inclulir todas as atas que forem necessárais guardar.
Grata pela atenção.

Charbel Atalla Antonio disse...

P/ eu mandar por e-mail o arquivo / modelo de ata em excel preciso ter o seu e-mail.

Anônimo disse...

Oi Charbel, parabens seu blog esta otimo e com dicas super legais, gostaria de receber se possivel o modelo de ata eletronica, pois achei super legal e atual! meu email: fran-oli@hotmail.com








;

Unknown disse...

Oi gostei muito da explicação, sobre a importancia da ata poderia enviar para o meu e-mail o modelo de ata no execel.?

pryscilaksouza@yahoo.com.br

Obrigada sua explicações foram muito proveitosas.

Anônimo disse...

Charbel
Suas explicações me foram muito úteis, tbm gostaria de receber o modelo de ata eletronico.
Ass:Andréia

Anônimo disse...

Oi gostaria de receber um modelo de ata eletronico.
e-mail: deiajr@hotmail.com

Anônimo disse...

Bom dia!!!

Adorei seu artigo, foi muito util!
Estou começando uma nova fase em minha vida, mudei de emprego e terei que secretariar as reuniões e confesso que isso me assusta um pouco, mas depois das explicações me senti muito mais tranquila.
Notei que você possui um modelo em excell, será que você poderia me enviar?
meu e-mail é tatha.pires@gmail.com

Muito Obrigada,
Tah

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog.
Gostaria de receber o arquivo em excel da ata de reunião.
michelly@sulcatarinense.com.br

Unknown disse...

Boa Noite!!!! estou precisando muito deste modelo de Ata (em EXCEL,você poderia por gentileza me enviar o arquivo.Desde já muito agradecida.
rosagontijo16gmail.com

OficinadaInformatica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
OficinadaInformatica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá Charbel! Paz e bem!!Gostei mto desse artigo e gostaria de umas infromações. É necessário uma formalidade para abandonar a ata manuscrita pela eletrônica? (Ata Paroquial). Favor enviar modelo meu e-mail: tiagongon@hotmail.com Mto obrigado.

Anônimo disse...

Olá muito esclarecedor o seu trabalho.Se possível gostaria de receber o modelo da Ata eletrônica.
desde já agradeço.
Dora
ddorassantos@gmail.com

lidia disse...

Muito bom o seu blog,tinha duvidas quanto a redigir atas,e consegui entender muitas coisas, goetaria de receber gostaria de receber o arquivo do modelo se possivel, lidiasmer@hotmail.com obrigada desde já.

Anônimo disse...

Charbel,
Parabéns pelo útil blog e serviços que tens prestado. Encontrei aqui muitas respostas.
Gostaria de receber omodelo eletronico e outros arquivos referentes ao assunto. Grato. Oliveira
Meu e-mail é w_oliv@hotmail.com

Carol disse...

Bom dia,

Gostei muito do modelo de ata de reunião, pois as informações ficaram claras e de fácil identificação.
Gostaria de saber se poderia me enviar por e-mail...

cfaria@unaerp.br

desde ja agradeço.

Carol

Unknown disse...

Ótimo post!

Poderia me passar essa planilha do excel?

email: heber120@yahoo.com.br

Unknown disse...

Bom tenho uma duvida e gostaria que me ajudassem. Quando se termina uma reunião com ata assinada por todos os participantes, algum participante pode acrescentar algo na ata, depois das assinaturas? Sem que a grande maioria dos participantes saibam ou presenciem, colocando em suas palavras algo discutido na reunião?

Charbel Atalla Antonio disse...

Respondendo p/ 'Terra Encantada': mudar a ata depois de concluida e assinada?? Acho que só se os envolvidos costumam trocar entre si cheques e contratos assinados em branco...

Anônimo disse...

O que fazerpara corrigir uma frase ou palavra errada, na escrita de uma Ata de reunião de Diretoria?

Niceia disse...

ola Charbel, estou com duvidas qto a numeraçao das atas feitas em livros ata. caso eu utilize um livro atas por um periodo maior q um ano (dois ou tres), como é feita a numeração? ex. ata nº 01/2010 e assim sucessivamente, porem quando encerrar 2010, como ata nº 01/2011 ou sigo a numeraçao, ex. ata nº 32/2011, mesmo sendo a primeira de 2011?

Anônimo disse...

Muito bom este blog, tinha muitas dúvidas, consegui sanar algumas, rsrs.
Gostaria de saber se voce poderia me enviar um modelo de ata
e-mail: marli.rosario@hotmail.com
obrigada
Marli

Anônimo disse...

Gostaria de receber o modelo da Ata eletrônica.
Meu e-mail: luciamuzolon@seed.pr.gob.br

Grata

Lucia

Anônimo disse...

Você poderia me mandar o modelo em excell para o e-mail: eriscully@hotmail.com

O modelo ficou ótimo!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá, muito bom o texto , parabéns! Vc poderia enviar o arquivo do excel para o endereço eletrônico: larryxs@gmail.com
Grato.

Unknown disse...

gostaria de saber se na ata pode haver letras diferentes exemplo/; a ata do dia 03/11 eu escrevo com letra de forma e na ata do dia 11/11 escrevo com letra cursiva?
- gostaria tbm de saber como faço para passar uma ata que é escrita por mim para uma outra pessoa que começara a secretariar a reuniao?

Anônimo disse...

muito legal seu modelo de ATA,é esclarecedora e objetiva,gostaria se possível de receber o modelo em excel.
muito grado,

grgsantos@gmail.com

Depto SSE disse...

podem ser colocadas palavras-chaves no final da ata, para localizar melhor um assunto?

Unknown disse...

olá!
gostei muito do seu blog.
você poderia me enviar o modelo da ata? meu e-mail é
tata_6828@hotmail.com
obrigada!

Anônimo disse...

Parabens pelo blog Charbel! Muito util!

Gostei muito do modelo apresentado e estou precisando desse formato de ATA para reuniões aqui na empresa em que trabalho, você poderia envia-lo para o meu e-mail em formato do excel?
Obrigado
manuel.fernandes@hagen.pt

Anônimo disse...

Pessoas assim como Charbel deveriam existir, não se importando em compartilhar suas experiencias e conhecimentos como outras pessoas.
Parabéns pela iniciativa!

Gostaria do modelo de ata em exel

Obrigada

gisimionato@hotmail.com

Inclusão disse...

Olá !
Amei os esclarecimentos sobre redação de atas. muito esclarecedor.
Tenho uma dúvida: sempre ouvi dizerem que devemos assinar uma ata com nome por extenso ( sem rubrica)e separar uma assinatura com virgula, mas recentemente ao assinar uma, o redator disse que o certo é um nome embaixo do outro e que não importa que fiquem espaços. pesquisei e não encontrei nada sobre isso.
Obrigada desde já, Jordelene (jordoliveira5@hotmail.com )

Anônimo disse...

Gostei do modelo de ata. Gostaria que você me me enviasse o modelo executável para o meu email. (elivmaia@hotmail.com)

Anônimo disse...

Boa noite,

Gostei muito do modelo de ATA apresentado, você poderia envia-lo para o meu e-mail no formato do excel?
Obrigado...
edlomeu@gmail.com

rodrigo polo disse...

Olá, Gostei muito dos comentários, tirou várias dúvidas minhas, se não é pedir muito, vc poderia mandar o modelo em EXCEL para mim também,
rodrigo.polo@bol.com.br

obrigado

Maria Alice disse...

Parabéns,amei o blog, muito útil.
Gostaria de receber o que for possível por email.
Vou passar a frequentar Operando Bien.
Muito Obrigada,
Maria Alice.
arrobamalisse@gmail.com

Andréa Ametista disse...

Muito bom o seu blog. pesquisei em vários blogs, mas nenhum foi täo objetivo e direto como o seu. Foi bem esclarecedor, e o modelo no excel, é extamente o que estava procurando. Se possível, gostaria de recebe-lo por email: andreaametista@gmail.com

desde já obrigada!!!
Andréa

Anônimo disse...

Bom dia,
Sou secretário de Motoclube e desde janeiro de 2006 não fazemos eleições de nova diretoria e nem as reuniões, com isso o livro esta sem registros desde esta data. Agora fizemos nova eleição e não sei como dar continuidade ao livro de atas. Como devo fazer?

Viviane disse...

Olá Charbel
Parabéns pelo Blog, muito esclarecedor!

Se possível, gostaria de receber por e-mail o modelo de ata em excel.
Desde já agradeço,

Viviane
viviane.fragas@gmail.com

Anônimo disse...

Olá!
Recentemente me ofereci a fazer a ATA de minha primeira reunião na empresa.Será um desafio, mas preciso disso.

angela_matos@ig.com.br

Obrigada!

Anônimo disse...

Charbel,

Por favor, me envie o modelo de ATA de Reunião para que eu possa te-lo sempre comigo.

angela_matos@ig.com.br

Obrigada mais uma vez.

Anônimo disse...

Tenho uma dúvida. Será que pode me esclarecer? Temos umas reuniões de família e um livro de ata para registrá-las. Mas acho extremamente cansativo fazê-lo. Posso digitar e colar nesse livro?

Renato A. Santos disse...

Ótimo o Blogger, parabéns.
Gostaria de receber materiais para ampliar meu conhecimento em excel, e fiquei apaixonado por todos, o que for possível me enviar fico muito agradecido.

Espero retribuir em algum momento, e novamente ótimo seu Blogger.

Atenciosamente,
Renato Andrade dos Santos
srdados@gmail.com

PROJETO "VAMOS FAZER ARTE" disse...

Olá, utilizo um livro de atas onde nele já existem atas manuscritas. Gostaria de saber se posso digitar à parte e colar nesse livro. Existe alguma legislação que regulamente este esse assunto? Também gostaria que me enviasse o modelo de ata no excel.
silverio_321@hotmail.com Grato, braço.

..... disse...

Olá parabéns pela inciativa, texto muito esclarecedor, será que vc poderia me encaminharum cópia do arquivo em excel, grata
email: maga.biz@hotmail.com

Costinha disse...

Olá,adorei a página e tenho a certeza de que me vai ser muito útil no trabalho que iniciei agora...estava cheia de dúvidas e fiquei esclarecida!Será que dá para enviar o modelo do excel para o meu email???

pvcostinha@gmail.com

Muito obrigada
Patricia

Pr Agnaldo disse...

Olá Parabéns pelo blog. Ficaria muito grato caso pudesse receber este modelo de ata por e-mail.

Desde já agradeço.
Agnaldo
Agnaldovalentim@gmail.com

Anônimo disse...

Bom dia, adorei as dicas aqui apresentadas, mas gostaria de esclarecer se realmente é possível fazer uma ata de reunião de diretoria "formal", no computador?
Poderia me dar dicas de como armazenar e quais cuidados se for possível fazer no computador?
E, ainda, encaminhar um modelo pro meu email? enelisenicoladelli@hotmail.com
Agradeço

Anônimo disse...

Como posso cancelar uma ata redigida a punho diretamente no livro ata onde a mesma esta apresenta erros graves , posso cancelar como ??

CULTURA EM CENA disse...

Olá, amigos.

Meu nome é Flavio Pinheiro e faço parte de grupos de trabalhos como Agenda 21, Conselho de Cultura, Movimento Brasília Capital do Rock, entre outros.

Muito útil o conteúdo. Por gentileza enviem modelos de atas e outros documentos importantes para o dia a dia de quem trabalha com equipes e junto a órgãos públicos.

Meu e-mail: flaviopinheirodf@gmail.com

Grato.

Anônimo disse...

Olá achei muito interessante esta página, mas tenho uma dúvida, cometi um erro e percebi isso somente depois que foi assinada a ata. O que fazer?

Sueli Martins de Carvalho disse...

Boa noite!
Que interessante este blog, é realmente o que estou precisando. A diretora fez uma reunião sobre aprovação de plano de aplicação de recursos na escola, onde redigiu a ata sem perceber que havia cometido alguns erros nos valores dos recursos gastos. O que fazer? Devo anular esta ata? Por favor, ajude-me.
Desde já, agradeço.
Sueli.
sm1968@bol.com.br

Sergio disse...

olá!
gostei muito do seu blog.
você poderia me enviar o modelo da ata? meu e-mail é
scbrassaroto@terra.com.br
obrigado!

Anônimo disse...

Por favor, gostaria de receber o arquivo com o modelo de ata. lu_vcc@hotmail.com

Obrigada e parabéns pelo excelente blog!

Anônimo disse...

Olá,

Gostaria de saber se toda reunião deve ter uma ata, ou somente aquelas em que houver deliberações.

Obrigada.

Nilza.

Beth Bacci disse...

Boa tarde! Estou com uma dúvida e não sei o que fazer. Fiz uma ata de reunião e concluí tudo com assinatura de todos os presentes. E após todos assinarem surgiu um novo assunto que caberia estar nesta ata. Pergunto Como faço pra incluir esse assunto de suma importância? E a necessidade de todos assinarem novamente ou é possível o representante de cada grupo assinar? Aguardo resposta.
bethbacci@yahoo.com.br

Unknown disse...

Posso escrever a ata em letras de forma?

Anônimo disse...

Ola... Não é comum me pedirem para redigir ata, porém a hora chegou e estou meio nervosa. Sera poderia me ajudar encaminhando modelo de ata eletrônica ou em excel? Obrigada!

Karla disse...

Olá, bom dia! Gostei muito do modelo poderia mandá-lo em formato editável, Excel? Poderia enviar por email, por favor? Muito obrigada por compartilhar um modelo tão bem construído!
karlalazarov@gmail.com

Anônimo disse...

Gostei do modelo, gostaria de receber em excell para ser editado, segue meu email douglasalvarenga@creci.org.br