Manutenção Preventiva – como fazer, implantar

Charbel Atalla Antonio


Em uma empresa onde fui implantar um Sistema de Manutenção me disseram que já estavam quase prontos para iniciar a Manutenção Preventiva. Afinal, estavam já há quase 2 anos elaborando planos, programações e procedimentos. A previsão, revisada pela sexta vez..., era para iniciar em apenas mais 3 meses...
As maiores dificuldades eram: 1) indisponibilidade dos equipamentos devido à produção, e 2) falta de tempo da equipe – devido ao excesso de casos de manutenção corretiva.

Perguntei qual o equipamento mais preocupante no momento. E quando ele poderia ser disponibilizado por 5 horas para a Manutenção. Discutimos, negociamos e, três horas depois foi emitida a primeira Ordem de Serviço de Manutenção Preventiva. Para ser feita dali a 3 dias. No dia seguinte foram emitidas mais 5, também de Manutenção Preventiva...

Não foi difícil. Não é difícil.
Na verdade a dificuldade é mais de conceito. Num próximo post vou falar mais sobre isso. No momento é suficiente entender, ou concordar, que Manutenção Preventiva é a manutenção realizada de forma antecipada, para evitar a Manutenção Corretiva. É planejada, e programada. Esclarecido isso, só precisa mais a atitude, a ação.
Como trabalho também com Manutenção, já tenho algumas coisas prontas. Utilizei nesse caso um Procedimento Operacional Genérico de Manutenção Preventiva, e um formulário básico de Ordem de Serviço, os quais só precisei imprimir e preencher. Abaixo segue um modelo do primeiro. Num post anterior – Ordem de Serviço – tem um modelo do segundo. Se você analisar bem, concluirá que nem mesmo esses papéis seriam necessários – mas, com eles fica bem mais fácil. Estão aí, à sua disposição...
Se você tem uma situação parecida com a acima, comece a sua Manutenção Preventiva amanhã! Ou hoje!
Talvez a Manutenção na sua empresa já esteja ótima; talvez não na daquele amigo que sempre chega atrasado ou falta no happy-hour...



Utilizando esses procedimentos, em algumas semanas, você já terá grande parte do seu Sistema de Manutenção operante. “Operando bien”, e evoluindo.

No caso acima, 7 meses depois, a produção havia aumentado, as horas-extra haviam diminuído, e todos equipamentos críticos já estavam com Manutenção Preventiva programada. Um deles passou até a ficar parado, como reserva.
A despesa com manutenção aparentemente diminuiu um pouco; não deu para verificar por falta de dados históricos. Ficou para ser avaliada numa próxima etapa, por benchmarking.

Gostou do Operando Bien?
Se desejar, você pode retribuir ou colaborar.

e, se você for dar uma festa,
promover um evento, não importa o tamanho,
garanta seu sucesso com a
>>> Se você tiver perguntas ou quiser colaborar para o assunto com seu conhecimento e experiência, me mande um email ou publique aqui o seu comentário.

8 comentários:

Unknown disse...

Parabenizo por esse canal de comunicação de muita valia em vários seguimentos.
Mas em se tratando de manutenção preventiva, como elaborar um contrato referente a manutenção de máquinas de pinturas de solo ? onde já existe algumas máquinas reservas e cujo o fabricante - fornecedor é sempre o mesmo.
abraços

Charbel Atalla Antonio disse...

Aline: com mais informações eu posso lhe fazer uma minuta / modelo de contrato, consultar possíveis fornecedores, analisar / negociar propostas, etc.. Se desejar, me contate: charbel.a.antonio@gmail.com

Unknown disse...

Gostaria de saber como e feito o custo da implantação da manutenção preventiva em uma empresa.
Abraços

José

Unknown disse...

Gostaria de saber como é feito o custo da implantação da manutenção preventiva em uma empresa de pequeno porte, esse valor inclui o que?

Abraços

José

LizandraS2 disse...

Gostaria de saber como é feito o custo da implantação da manutenção preventiva em uma empresa de médio porte, esse valor inclui o que?
Bjos e Parabéns

Charbel Atalla Antonio disse...

Para quem for começar do zero, os maiores custos estarão na montagem do 'almoxarifado', na compra de 'ferramentas', e na contratação ou formação dos 'técnicos'. Considerar a terceirização, total ou parcial, geralmente também é interessante. Importante lembrar que fazer manutenção preventiva geralmente custa bem menos que não fazê-la - ou seja, seu custo é 'negativo'.

Kellyca Coutinho disse...

Bom dia, teria como me enviar uma cópia da checklist de manutenção preventiva de maquinário?
Ficaria muito grata se puder me atender.
Pode mandar pra kellycacoutinho@hotmail.com
Obrigada.

Anônimo disse...

POderia me postar um chek list de manutenção preventiva e corretiva de algum equipamento.
Caso já tenha algum feito poderia me enviar só pra usar como modelo?
Grato desde já, mas aguardo sua resposta
SDS
Thiago Almeida
plantaliberdade@gmail.com