Benchmarking – o que é, como e porque fazer

Charbel Atalla Antonio

Entender benchmarking é entender que “tudo é relativo.

A mulher das cavernas já sabia que tinha que ser mais atraente que as demais (concorrentes) para conseguir os melhores homens (... entre os concorrentes) para ter mais e melhores filhos (...que a concorrência)...!! Benchmarking, benchmarking, e mais benchmarking!!

Foi graças a ele – o benchmarking – que o homem evoluiu; e não só o homem (...Darwin)! Sem esse benchmarking, teríamos involuido; nem estaríamos aqui, eu escrevendo, você lendo, questionando, interagindo, “buscando o melhor” (... benchmarking mais uma vez).

Benchmarking é uma prática gerencial imprescindível para a sobrevivência empresarial nos tempos atuais. Achar que estamos fazendo algo muito bem e ficarmos satisfeitos é caminho certo para a frustração, e a curto prazo!
Benchmarking é a busca da melhoria contínua com caráter competitivo .
Praticar benchmarking é estar sempre atento – ouvindo, enxergando, pesquisando, descobrindo – o desempenho dos 'outros'. E buscar superá-los, bater recordes – para ser o melhor, ou estar entre os melhores.

Para uma boa prática de benchmarking, recomendo dar especial atenção ao que considero como seus três aspectos principais:
1. Tenha objetivos bem claros e bem conscientes. Muitas vezes somos levados pela moda. Não faça benchmarking visando ser mais atraente se seu objetivo for estar entre os menos notados.
2. Faça uso do benchmarking com muito critério. Na maioria das vezes, é necessário levar em conta vários fatores. Não tente superar a média do número de gols por partida que um time tem, sem olhar a média de partidas que ele ganha..., ou o quanto ele gasta para isso. O artigo sobre Eficiência e Produtividade aborda mais estes aspectos.
3. Não faça benchmarking sem avaliar muito bem a qualidade das informações obtidas, em especial as de difícil acesso e fornecidas pelos próprios concorrentes ou seus aliados. Considere sempre meios alternativos ou indiretos (lícitos, éticos) de obtê-las ou verificá-las.

Saiba que pessoas e empresas de sucesso praticam benchmarking continuamente, naturalmente, como um hábito.
Tentar agir igual ou melhor é a primeira atitude já na prática de benchmarking...!

Gostou do Operando Bien?
Se desejar, você pode retribuir ou colaborar.


e, se você for dar uma festa,
promover um evento, não importa o tamanho,
garanta seu sucesso com a
>>> Se você tiver perguntas ou quiser colaborar para o assunto com seu conhecimento e experiência, me mande um email ou publique aqui o seu comentário.

5 comentários:

Unknown disse...

Este eh o melhor site da web.. o melhor blog de admin e a melhor coisa que caiu no meu colo ateh agora. Mais consistente possivel, soh estudando 5 anos numa faculdade.

Obrigada meninos e meninas que fazem isso andar.

Anônimo disse...

sou universsitaria 3º ano de administraçao este site esta me ajudando muitooooo!!!!obrigada.

Anônimo disse...

Este site me surpreendeu!!!

Anônimo disse...

really?

Anônimo disse...

Adorei o blog, apareceu em otimo momento.

Gostaria de aproveitar a oportunidade e solicitar ajudar para criarção de objetivos.