FIFO / PEPS no Estoque / Almoxarifado

Charbel Atalla Antonio


Para evitar “envelhecimento” desuniforme de itens estocados – e o possível prejuízo conseqüente – a utilização dos mesmos deve seguir preferencialmente a mesma ordem de recebimento.
Isto é conhecido como PEPS (Primeiro que Entra Primeiro que Sai) ou, como mais se popularizou, FIFO (First In First Out).




O conceito é muito simples. A prática nem tanto.
A dificuldade está na organização física dos itens, na sua movimentação, localização, nos controles, e na “disciplina”.
A maioria desses aspectos deve ser devidamente considerada já no projeto da área, no lay-out. Normalmente requerem em torno de 10% a 20% da área, do espaço total; que devem ser mantidos permanentemente desocupados, livres, para permitir a movimentação necessária.

Para a disposição física podem ser usados muitos modos. Aquele que for planejado e adotado deve ficar muito bem entendido e conhecido por todos os envolvidos.

Para a movimentação "FIFO", um critério ou método genérico – que funciona muito bem na maioria dos casos – é seguir o mesmo esquema que usamos ao ler e escrever: as letras são “estocadas” (escritas) da esquerda para a direita, de cima para baixo, da página da frente para a de trás...; são “retiradas” (lidas) na mesma ordem. Ou seja: itens novos devem ser colocados atrás dos já estocados, à direita do último da última fila (de baixo); para retirar (consumir), o primeiro é sempre o mais próximo: na frente, do lado esquerdo, na primeira fila (de cima). FIFO!
Um aspecto a destacar é que o texto (estoque de letras) não precisa necessariamente ser movimentado...!
Funciona muito bem para Almoxarifados de Manutenção, Prateleiras de Mercado (farmácias, etc.), Armazéns de Matéria Prima e Produto Acabado não a granel, Despensa de Mantimentos, etc..

“Detalhes” importantes:
1. O prazo de validade real de cada item deve prevalecer sobre a ordem de recebimento.
2. Itens críticos e sujeitos a “confusão” (mistura, etc.) devem ser identificados (etiquetados) individualmente.
3. Como num texto, convém ter no estoque um “Índice”: endereço dos itens, com número das prateleiras e/ou corredores, etc.
4. Uma “agenda” (planilha) para controle e alerta (antecipado) de vencimento de prazos de validade é muito útil; ... um mantimento próximo do fim da validade pode sugerir até uma alteração do cardápio !
5. Para o FIFO funcionar bem devem ser mínimas as ocorrências de falta ou excesso de itens. Um bom dimensionamento de estoque de reposição – com valores adequados de estoque mínimo e máximo – é muito importante.


Gostou do Operando Bien?
Se desejar, você pode retribuir ou colaborar.

e, se você for dar uma festa,
promover um evento, não importa o tamanho,
garanta seu sucesso com a
>>> Se você tiver perguntas ou quiser colaborar para o assunto com seu conhecimento e experiência, me mande um email ou publique aqui o seu comentário.

"Ainda é cedo"... mas se você já vai mesmo... > sair do Operando Bien

11 comentários:

Anônimo disse...

gostei do que foi apresentado

Unknown disse...

Caros, boa noite!!!

Recentemente assumir, em uma empresa distribuidora de produtos lácteos,sopas, biscoitos,chocolates; o cargo de controle de estoque, entretanto, venho tendo dificuldade de organizar o estoque de modo a agilizar o carregamento, contagem diária e o FIFO dos produtos, visto que o mix desta empresa apresenta mais de 400 itens. Sendo assim, gostaria de saber qual a melhor forma de organizar meu estoque, sabendo que no armazém já estão fixados os porta-paletes de forma vertical com 3 compartimentos de altura, além disso gostaria de ajuda para endereçar as ruas de modo que facilitasse o FIFO. Desde já, agradeço pela atenção.
No aguardo...
Cícero Castro

Charbel Atalla Antonio disse...

Cícero: Dimensione o espaço reservado p/ cada item em função do "estoque máximo" - deixe folgas p/ possíveis itens novos. Para endereçamento, o usual é apenas colocar letras (A,B,C..) nos corredores e números (1,2..) nas alturas / prateleiras. Inclua o endereço no Cadastro de Materiais - que deve estar sempre à mão, p/ consulta.. Substitua a contagem diária por um bom controle de entradas e saidas. Defina Indicadores e faça um controle contínuo - por amostragem.
Os artigos aqui do Operando Bien mostram como fazer praticamente todas essas ações. Se precisar de mais ajuda, contate.

Anônimo disse...

Caros,
Muito bom artigo!
Fui coord de estoque de medicamento e fazia do PEPS ou FIFO, uma prática. Os estoquista no começo não gostaram, mais quando mostrei a importância de ter um estoqe organizado, eles começaram a me ajudar nesse sentido.

Anônimo disse...

BOM DIA!
NECESSITO ORGANIZAR URGENTEMENTE MEU PRODUTO AO SAIR DA PRODUÇÀO PARA O AREA DE ESTOQUE, JÁ ETIQUETADO,PRECISO DE UMA COLOCAÇÀO VERTICAL.MEU PRODUTO É A GRANEL/SACOS/20KG.COMO POSSO FAZER ISSO?OBRIGADA

Gloria Mendes disse...

Realmente o conceito é simples, mas a prática...
Meu problema maior é espaço, e não disponho destes 10 ou 20% para a movimentação. Estou colocando em prática algumas coisas que vc tão bem explica aqui no Operando Bien e vamos ver se consigo fazer o 'milagre da multiplicação' da minha área do estoque. Tenho me perguntado se realmente meu problema é falta de espaço ou espaço mal aproveitado.
Obrigada e um abraço
Gloria

Anônimo disse...

BOM DIA!
NECESSITO ORGANIZAR URGENTEMENTE MEU PRODUTO AO SAIR DA PRODUÇÀO PARA O AREA DE ESTOQUE, JÁ ETIQUETADO,PRECISO DE UMA COLOCAÇÀO VERTICAL.MEU PRODUTO É A GRANEL/SACOS/20KG.COMO POSSO FAZER ISSO?VC COMENTOU QUE O SISTEMA FIFO NÀO É RECOMENDADO P/PRODUTOS A GRANEL.PODE ME ORIENTAR?ESTOU NO AGUARDO. OBRIGADA

Charbel Atalla Antonio disse...

Caro(a) anônimo(a) ref. questão sobre fifo de sacos de 20Kg...: achar a solução p/ sua necessidade é um serviço de consultoria...; é necessário saber / conhecer: planta / lay-out da área; prazo de validade do produto; forma ou equipamento de movimentação; estoques mínimo e máximo; etc, etc..
Se desejar entre em contato por e-mail.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa noite senhores,sou operador de logística,gostei muito das dicas sobre o fifo.
Más é muito importante citar algo sobre rastreabilidade, pois respeitando a sequência do fifo devemos identificar, tanto estoque de produto para consumo e o estoque de produto acabado,com lote de fabricação que seria data de chegada com o n° da NF ou data de produção do mesmo.Com esse procedimento cria-se um histórico do produto e se por ventura der alguma não conformidade,esses dados facilitaram encontrar a falha e tomar as medidas corretivas.

Abraço a todos .

Anônimo disse...

ola estou apenas a 3 meses no mercado e ja passei por varios setores agora estou na fifo e gostari a de entender mas sobre pra trabalha certo e quero saber se a possibilidade de subir de cargo na fifo aguardo resposta anonima