Vistoria de Imóvel – check-list, como e porque fazer

Charbel Atalla Antonio


A Vistoria de um Imóvel é um item essencial na posse / entrega de imóveis em Contratos de Locação, em Contratos de Compra e Venda, além de outros casos como Avaliações, Auditorias, etc..

O ideal é a Vistoria do Imóvel ser feita por um profissional – engenheiro civil – mas, em condições normais, sem nenhum problema específico, pode também ser feita por outros profissionais: tecnólogo de edificações, corretor de imóveis, e até mesmo por um “leigo”.

É uma atividade não muito complexa, porém razoavelmente trabalhosa. Para ser bem feita, dependendo do estado do imóvel e rigor desejado, em condições normais, requer em torno de 0,5 a 2,0 minutos por m2 de área construída.

O produto de uma Vistoria de Imóvel é o Relatório de Vistoria do Imóvel.

O Relatório de Vistoria do Imóvel deve conter:
• Identificação do imóvel: endereço ou número de lote etc.. ou mapa do local, etc..
• Referências a considerar, quando houver (contrato, plantas, fotos anteriores, etc.)
• Data(s) e horário(s) da vistoria.
• Nome do vistoriador e demais presentes – interessados ou seus representantes, testemunhas.
• Descrição geral e detalhada de todos aspectos do imóvel, acompanhada de fotografias, ambiente por ambiente, item por item – incluindo áreas comuns nos casos de condomínios. O usual é de 2 a 10 fotografias por ambiente ou item.
• Assinatura ou rubrica das partes interessadas em todas as folhas do Relatório de Vistoria do Imóvel.


Check-List de referência para Vistoria de Imóvel

Na relação abaixo, combine cada item do Grupo A com cada um do Grupo B, cada um do C, etc.. Verifique e acrescente os itens gerais e os itens de interesse específico e particulares da sua vistoria.

Grupo A – Locais, Equipamentos, Instalações e Acessórios
Calçada; Divisas; Gradil; Jardim; Garagem; Cozinha; Copa; Sala 1; Sala 2; Quarto 1; Varanda, Etc..; Entrada / Medidor de Água, Força, Telefone, Gás; Campainha, Interfone; Antena; Alarme; Aquecedor de Água; Ar Condicionado; Exaustores; Caixas D´Água; Caixas de Gordura; Lixeira; Varais; Caixa de Correio; Irrigação; Piscina; Quadra; Escada; Vasos; Sauna; Box; Sistema de Vigilância; Plantas; Móveis; Etc..

Grupo B – Partes, Componentes
Piso, Teto, Paredes, Portas, Janelas, Vidros, Tomadas de Força, Pontos de Luz, Telefone, Interruptores, Lustres; Cortinas; Chuveiros, Torneiras, Descargas, Registros, Ralos, Chaves (2 por fechadura), Etc..

Grupo C – Aspectos
Trincas, Manchas, Riscos, Lascas, Umidade, Estanqueidade, Firmeza, Funcionamento, Faltas, Uniformidade, Limpeza, Pintura, Lubrificação, Resistência, Capacidade, Cor, Cheiro, Temperatura, Peças-reserva, Acessibilidade, Deformação, Nivelamento, Caimento, Prumo, Esquadro, Acabamento, Ruído, Pragas (cupim, etc.), Marca (fabricante), Idade, Estado Aparente, Conformidade (ref. dimensões, especificações, etc.) com documentos (desenhos, memorial descritivo, contrato, fotos anteriores, etc.), Etc..


Gostou do Operando Bien?
Se desejar, você pode retribuir ou colaborar.



e, se você for dar uma festa,
promover um evento, não importa o tamanho,
garanta seu sucesso com a
>>> Se você tiver perguntas ou quiser colaborar para o assunto com seu conhecimento e experiência, me mande um email ou publique aqui o seu comentário.
"Ainda é cedo"... mas se você já vai mesmo... > sair do Operando Bien

23 comentários:

Anônimo disse...

Não canso de ler e reler tantos ensinamentos oferecidos para nós, leitores deste blog.
O autor realmente é daquelas raras pessoas que não guardam o conhecimento para si,pois oferece gratuitamente orientações e instruções valiosíssimas.
Surpreendente!!!

Anônimo disse...

faço curso técnico em edificações em PE. VOCÊ ENSINA MUITO BEM!!!! NUNCA VI COISA IGUAL!! NÃO PARA NÃO HEIN!!

Unknown disse...

A respeito da vistoria de imovel novo, gostaria de saber qual o valor que pagaria para que um técnico de edificações me acompanhasse pois como não conheço de imóveis acho que o técnico poderia me dar um bom suporte

Anônimo disse...

Olá gostaria de se possivel me ajudasse, comprei um apartamento e logo depois surgiu uma promoção dando uma cozinha, como estava no exterior e tinha dado uns cheques de entrada, os quai precisavam ser trocados com a corretora, fiquei meio sem vontade de continuar o negocio, queria desistir, a corretora me prometeu que se eu ficasse com o apartamento a empresa me daria a cozinha da promoção no valor de R$15.000,00. Ela me enviou e-mails dizendo que era só eu esperar, por que eu já estava na promoção. Passou 2 anos, voltei ao país, e fui ao empreendimento ver como estavam as obras, encontrei a corretora e perguntei pela minha cozinha, ela disse que eu estava comendo bola, que eu estava entre os ganhadores e que eu já teria que ter ido atrás para fazer o planejamento da minha cozinha. Comecei a correr atrás, entrei em contato com a construtora e me disseram que eu não estava na lista ( detalhe que foi prometida uma cozinha Todeschini e agora estão dando uma Ouro Verde), tentei entrar em contato com a corretora e ela fica fugindo. Resumindo chegou a hora da Vistoria, falei que não vou fazer a vistória até resolverem este problema da cozinha, porque ao meu ver indepedente se foi a corretora que prometeu, a responsabilidade é da construtora. Falaram que iam entrar em contato e nada. Ligou um rapaz dizendo que era o engenheiro da obra e que eu deveria ir lá, pois já esta chegando o a reunião da assembléia. Disse que só ia lá depois que resolvessem meu problema, e ele então falou que ele iria agir do seguinte modo: Pediria que um perito fosse vistoriar e assinar em meu lugar. Pergunta: Isso é legal? Ele pode fazer isso mesmo? Não vi isto em nenhum lugar no contrato. Estou no Brasil, e mesmo que não tivesse teria que ser o meu procurador não é? Aguardo seu contato com urgencia por favor.

Charbel Atalla Antonio disse...

Caro anônimo(a) do 'comentário' anterior:
Minha sugestão: fazer 2 vistorias - uma sem a 'cozinha', e outra se e quando instalarem a cozinha. Lembrando que 'vistoriar' não implica em 'aceitar'.
Minha recomendação: se assessorar com um advogado.

Anônimo disse...

Olá meu nome é Ingrid Suan e sou Design de Interiores.
Gostaria de saber se é possivel eu fazer vistoria de apartamentos e casas por conta propria ou se precisa de algum termo que me permita exercer essa função,porque muitos clientes meus pedem que faça a vistoria de algum imovel e eu acabo negando a oportunidade porque não sei se tenho que ser legalizada para essa função.
Eu tenho conhecimento e sei como fazer uma boa vistoria, mas não sei se posso.

Charbel Atalla Antonio disse...

Olá Ingrid: "... em condições normais, sem nenhum problema específico, a vistoria pode também ser feita por outros profissionais: tecnólogo de edificações, corretor de imóveis, e até mesmo por um “leigo”. Abraço, Charbel.

PATRICIA disse...

Sou técnica de edficações (SENAI), trabalho numa empresa que faz vistorias para construtoras, posso fazer a vistoria para entrega do seu apto ou casa.
ligue para combinarmos o valor.
grata
Patricia
TEL: (11) 8562 - 2382

Isabela Giannotti disse...

Olá, faço vistoria de imóvel novo, caso queiram contatem-me:
http://www.quebarato.com.br/vistoria-de-imovel-novo__63A463.html
Isabela Giannotti(11) 8648-3559 , isabelagiannotti@gmail.com

Anônimo disse...

Que absurdo.
Independente da qualidade das explicações feitas pelo sr. Charbel, destaco que a inspeção predial é uma atividade cuja realização é de responsabilidade e da exclusiva competência dos profissionais,engenheiros e arquitetos, legalmente habilitados pelos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia- CREAs -, de acordo com a Lei Federal 5194 de 21/12/1966 e resoluções do CONFEA.
Srs. proprietários, procurem se informar junto ao CREA e IBAPE de seus Estados, antes de contratar os serviços de 'leigos' ou oportunistas.

Felipe Costa disse...

Olá, sou Felipe Costa, Técnico em Edificações e trabalho com vistoria/check list em apartamentos novos para evitar estes tipos de problemas. Dúvidas/Informações favor contatar-me: (13)8805-4618 (valor a combinar)

Anônimo disse...

Cuidado!!!
As informacoes postadas neste Blog tentam fazer informacoes tecnicas parecerem receita de bolo!!!
Voce consultaria com quem leu um blog e acha que sabe ou um medico???
Contrate um engenheiro ou arquiteto!!!
Voce pagou anos de seu suor por um imovel e vai se apoiar em um achismo??
Corretores por exemplo apenas vendem, não s
ao profissionais tecnicos de curso superior.
Barbaridade!!!!

Isabela Giannotti disse...

COMPROU O SEU IMÓVEL NOVO ? PRECISA FAZER A VISTORIA ?
• CONTRATE UM PROFISSIONAL HABILITADO
• VISUALIZAÇÃO ESTÉTICA
• CHECK LIST DE TODOS DEFEITOS APARENTES
DEIXE QUE EU FAÇO A VISTORIA DE RECEBIMENTO E FIQUE TRANQUILO
(11) 8648-3559 / SÃO PAULO - SP /
ISABELA GIANNOTTI
Preço a combinar (depende da região e m² do imóvel)

Anônimo disse...

Acabei de ler em um blog como se faz vistoria de imovel novo, e me ofereco para faze-la.
Se houver algum louco que confie, me procure.
Senao procure profissional habilitado, ou seja engenheiro civil ou arquiteto.
Quem nao tem habilitacao e prestar tais servicos comete exercicio ilegal da profissao.

Anônimo disse...

ola pessoal, achei muito util os comentarios do autor, é importantissimo estarmos informados sobre como devemos proceder na hora da compra de um imóvel. Para ajudar mais os leitores indico um site que tem varias materias sobre o assunto www.avaliadorperito.com

Paulo disse...

A respeito da vistoria de apartamento novo, gostaria de saber se pode ser feita antes da entrega das chaves e do habite-se. E, ainda, quais as implicações legais se for feita antes disso.

Felipe Gouveia disse...

Boa noite,
Sou Felipe Gouveia, curso Eng. Civil e estou atuando na área de Vistoria/Check List.
Caso, precise de alguém para vistoriar seu apto. na Baixada Santista, entrar em contato (13) 78188078.
Valor à combinar.

Anônimo disse...

PRECISANDO DE UMA CONSULTORIA??

Contrate um profissional habilitado.

Trabalho ha 5 anos na area de construcao civil passando por empresas como Camargo Correa e atualmente em uma das maiores construtoras do Brasil (mercado imobiliario).

Entreguei diversas unidades de diversos padroes construtivos e acabamentos.

O barato sai caro. Diversos vícios aparentes a garantia expira no ato da vistoria de entrega. Portanto, nao corra esse risco.

Atuo na regiao de Sao Paulo - Capital e interior (será cobrado taxa de locomoção)

Valor cobrado de acordo com regiao e m² do imóvel.

Eng. Andrews
cel: 11 7110-7420

Marcelo disse...

há diversos comentarios, onde informam que somente engenheiro e arquiteto podem legalmente realizar uma vistoria. Gostaria de informar que qual quer pessoa pode elabora um laudo de vistoria, pois este documento é elabora para fins judicias, isto é, servira no futuro para tirar duvidas de como estava o estado do imovel. Se for uma solicitação de um Juiz, ai sim tem que ser um arquiteto, engenheiro e um GESTOR IMOBILIÁRIO. Corretor que cursa a faculdade de Negoicos Imobiliarios.

Anônimo disse...

PARA AQUELES QUE SE DIZEM ENGENHEIROS E ARQUITETOS, QUE SABEM TUDO E NAO NAO DAO CONTA DE ADMNISTRAR SE TEMPO E A SUA CASA,DIGO TEM CAMPO PARA TODO MUNDO, SABER FAZER UMA VISTORIA BEM FEITA E SE RESPONSABILISAR PELO SERVIÇO,JÁ ESTA DE BOM TAMANHO, CONHEÇO ALGUNS ENGENHEIROS DIZEM QUE SAO BAMBAMBAM , MAS NAO SABEM NEM PREENCHER UMA ART, MUITO MENOS FAZER UMA PLANTA BAIXA , PAGAM PARA OUTROS PROFISSIONAIS , FAZEREM E SÓ CANETAM OS DOCUMENTOS,E DEPOIS DIZEM UE OUTROS PROFISSIONAIS NAO PODEM FAZER, MANDA UM ENGENHEIROS FAZER UMA VISTORIA E TIRAR FOTOS E MONTAR UM LAUDO , NAO SABEM , PORQUE QUEREM GANHAR DINHEIRO A CUSTAS DE TEC EM EDIFICAÇÕES OU CADISTAS . É BOM O CREA REVER OS SEUS CONCEITOS POIS TEM MUITA GENTE BOA TRABALHANDO HONESTO E DANDO UM DURO , PARA ACERTAR S VIDA DE MAUS PROFISSIONAIS . PREFIRO QUE ME CONTRATEM PARA UMA UMA VISTORIA , AVALIAÇÃO, OU PROJETO,POIS SOU HONESTO COM O CLIENTE DO QUE PASSAR SERVIÇO O SUPOSTO PROFISSIONAL NAO ´DA CONTA DE FAZER.

Anônimo disse...

O HOMEM TEM, QUE SE HOMEM , E NAO MULEQUE QUE RECEBE ADIANTADO NAO NAO TERMINA O SERVIÇO DIZENDO QUE A PREFEITURA ENROLOU, SE NAO TEM COMPETENCIA PARA PEGAR O SERVIÇO NAO PENSE QUE O CLIENTE É BOBO , ENGENHEIRO ( FORMADO PELOS LIVROS NAO TEM COMPETENCIA PARA FAZER AVALIAÇÃO DE MERCADO E MUITO MENOS FAZER VISTORIA EM IMOVEIS, CABE AO CORRETOR DE IMOVEIS, COM BOA REPUTAÇÃO FAZER, O ENGENHEIRO SABE OU MELHOR DIZ QUE SABE FAZER PROJETO DE CASA , MAS NA HORA DE ASSINAR A SINTESE DO MEMORIAL DESCRITIVO, INVENTA ASSINATURA E DEPOIS NAO SE RESPONSABILIZAR DIZENDO EU NAO ASSINEI ISSO. NESTE BLOG TEM UM ANONIMO DIZENDO QUE NAO CANSA DE LER E RELER ESTE BLOG , ACHO BEM ELE NAO PERDER TEMPO AQUI VAI VER UM PORNOZINHO. QUE GANHA MAIS, AO INVES DE DESCRIMINALIZAR OUTROS CATEGORIAS DE PROFISSIONAIS . UM ABRAÇO ANONIMO. A TODOS .
QUEM LE APRENDE MAIS E NAO SE DEIXA INFLUENCIAR, POR MAUS COMENTARIOS.

Anônimo disse...

Gostaria de saber qual seria o valor correto a cobrar por uma vistoria, se por metro quadrado ou dependendo do tipo do imovel?

Saulo Rahal disse...

Vistoria de uma unidade habitacional é coisa seria!!!

A vistoria ou laudo de vistoria quando é executada em uma unidade imobiliária (apartamento) com construtora seria é relativamente simples, pois a boa fé está presente e com isto as divergências são resolvidas a contento.
Os problemas apontados são facilmente resolvidos e todas as partes ficam satisfeitas no final.
Quando a construtora é idônea , a construção do imóvel é feita com base nas normas técnicas ( que poucos conhecem ) e os vícios da construção são resolvidos na grande maioria das vezes.
Porem quando o documento gerado pela vistoria técnica de recebimento do imóvel novo tem que ser utilizado pelo proprietário para acionar judicialmente a construtora, por conta de conflitos e discordância do que foi "prometido vender" e o que esta sendo entregue pela construtora , ai começa o real problema.
Somente um profissional habilitado pode de fato assinar o laudo que será apresentado como peça em uma ação judicial contra a construtora.

Vale ainda lembrar que existem varias normas técnicas de construção que regem os serviços de construção civil e nem todos conhecem .
A vistoria feita por técnico não habilitado certamente não avalia e inspeciona estas questões mais técnicas .

Existe a vistoria básica visual e necessária para o recebimento do novo imóvel, como avaliações de caimentos para os ralos , pintura , esquadrias de madeira , funcionamento de louças e metais , assentamento de cerâmicas e azulejos etc...

Porem , como já disse, tem a vistoria técnica que somente o técnico habilitado pode fazer.

Segue abaixo, exemplificando, algumas das vistorias técnicas/legal/documental, que tem que ser avaliada na hora do recebimento do imóvel :

1- Conferir e comparar o memorial de incorporação registrada em cartório ( antiga NB140 ) que foi “prometido vender", e o que está sendo entregue pela construtora alem das áreas comuns do condomínio , prometido entregar pela construtora.

Neste item prestar atenção nas fichas técnica do imóvel , inclusive das áreas comuns do condomínio, prometido entregar pela construtora.


2- Conferir a área do imóvel que esta sendo entregue ( fazer medição no local) e comparar com a área do imóvel em escritura ou com a planta aprovado na prefeitura.
Lembrar que existem diferenças na descrição do que é:
- área útil,
- área de construção,
- área total construída .

Este item é interessante pois já vimos situação de imóvel sendo entregue com menos de 10% da área que foi prometida vender na escritura e que gerou renegociação com a construtora justamente porque o documento era assinado por um técnico habilitado.

Se o imóvel tem 100 m² e está sendo vendido por R$ 10.000/m², e ao invez de 100 m² esta sendo entregue 90m² , estamos falando de 10 m² ( 10 %) x R$ 10.000 = R$ R$ 100.000 !!!!!!
Embora seja difícil de ser entendido o real motivo destas distorções de áreas , isto tem acontecido com alguma frequência !!!!!!!!!!!

3- Normas tecnicas como :
3.1- Dimenssionamento eletrico e proteções de acordo com a norma ( disjuntores eletromagneticos tipo DR)
3.2 - Dimensionamentos de gradis de varandas ( poucos sabem sobre este assunto!!!!)
3.3- Dimensionamentos de vidros de janelas e guarda corpo
3.4- Normas referentes à acústica e a parte térmica ( fator de desempenho da construção) ;
3.5 - Questões relacionadas à estrutura e solidez da construção e seus detalhes construtivos .
3.6- Fixação de revestimentos de fachada conforme Norma Técnica.

Estes são somente alguns dos itens que de fato são vistoriados por técnicos habilitados, alem da vistoria basica , já citada acima.

Espero poder ter ajudado e trazido mais informação para este debate.

Estamos no Rio a disposição para consultas e vistorias.

Caso queira maiores explicações , envie um e-mail.

Abraços
Saulo Rahal
jrs.gerenciamento@gmail.com
21 9572-8595