Minhoca no hamburguer do Mc Donalds – tem mesmo?

Charbel Atalla Antonio


Eu já respondi esta pergunta algumas centenas de vezes. E continuo respondendo, sempre que conto que trabalhei numa fábrica de hamburguer para o Mc Donalds.

Por isso resolvi publicar minha resposta, meu depoimento.

Eu trabalhei como “Maintenance Manager” (Gerente de Manutenção) de 1998 a 2005 na Braslo Produtos de Carne Ltda. – um dos principais fornecedores do Mc Donalds na época.

Confesso que quando fui convidado para trabalhar na “fábrica de hambúrgueres para o Mc Donalds” cheguei a recear por perder a vontade de continuar levando meus filhos comer no Mc Donalds – na época eles iam no mínimo uma vez por semana.

O que aconteceu foi que eles, meus filhos, eu e minha mulher passamos a ir com mais freqüência ainda ao Mc Donalds.

Porque? Porque eu vi, comprovei pessoalmente, que é tudo muito bem feito. Tudo coisa boa. Tudo super-controlado. Com muita higiene, muita qualidade.

A carne que é moída para fazer o hamburguer do Mc Donalds é a carne que muita gente gostaria de ter à mesa, numa refeição...

E o que mais vai no hamburguer do Mc Donalds?
Nada, absolutamente nada! Só carne. 100% carne! Nenhum tempero. Nem sal.

Resumindo, tem minhoca no hamburguer do Mc Donalds?

Não! Não tem minhoca nenhuma no hamburguer do Mc Donalds!


Curiosidades
Como surgiu o boato – segundo me informei, foi a partir de uma palestra de um cientista americano. Falando bem das propriedades nutritivas da minhoca, ele cogitou que seria uma boa idéia um dia se fazer hambúrguer com minhoca. Acrescente à distorção dos comentários o interesse dos concorrentes do Mc Donalds e está pronto um ótimo boato...
Preço atual do quilo de minhoca: ~R$ 13,00 (~US$ 7,50) / Kg; se desejar, confira no Portal da Minhoca.

Obs.: se desejar saber mais sobre o processo de fabricação, a qualidade dos hamburgueres do Mc Donalds, e tirar as minhocas da cabeça, visite o site da Braslo.

Gostou do Operando Bien?
Se desejar, você pode retribuir ou colaborar.

>>> Se você tiver perguntas ou quiser colaborar para o assunto com seu conhecimento e experiência, me mande um email ou publique aqui o seu comentário.

"Ainda é cedo"... mas se você já vai mesmo... > sair do Operando Bien

28 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Charbell,

Por meio do Ronaldo Costa, do Qualiblog, conheci esta maravilha do "Operando Bien". Estou encantado porque venho garimpando, na Internet há bastante tempo, blogs e sites que tratem de temas corporativos voltados para as questões da administração e da gerência. São poucos e menos ainda os de qualidade como este seu. Já assinei o RSS e voltarei aqui muitas vezes para aproveitar as dicas e a experiência - com os devidos créditos, é claro - no meu blog. Tomei a liberdade de recomendar o "Operando Bien" em um post que publiquei ontem (16). Espero que o visite, mas nem pense em contrapartida de citação. Não gosto desse negócio de "eu falo bem de você pra você falar bem de mim". Acho meio "Big Brother". Se eu gosto de um blog ou site, gostar de gostar mesmo, então eu o recomendo. Acho uma obrigação de nós outros, seres humanos, fazer o "merchandising" das coisas boas e o seu blog é bom e merece ser divulgado. Parabéns.

Anônimo disse...

Bom dia, Charbel!
Essa história é realmente muito antiga! Eu achava que já havia caído no esquecimento...

Outra coisa. Como esse mundo é pequeno! Você por acaso trabalhou na Braslo instalada em Embu? É onde moro.

Charbel Atalla Antonio disse...

Ronaldo
Realmente esse boato da minhoca no hamburguer do Mc Donalds já entrou para a história. Com não menos que 30 anos de idade ainda está na cabeça de quase todo mundo: de cada 10 pessoas p/ quem conto que trabalhei na Braslo (no Embú e no 'Food Town' em Osasco) fazendo hamburgueres p/ o Mc Donalds, umas 7 ou 8 perguntam sobre a minhoca - as outras, acho que já se informaram ou têm vergonha de perguntar...

Charbel Atalla Antonio disse...

Ao Oficina de Gerência
Obrigadão pelo super-comentário, por frequentar o Operando Bien e pelo feed-back.

Anônimo disse...

comentário recebido por e-mail:

Charbel,
Sempre que citamos que a ASN/CVA trabalhou na Braslo, e que a mesma fornecia para a McDonalds nos vem a pergunta sobre as minhocas. Todos os que la nos acompanharam são unânimes em ratificar seus comentários sobre a qualidade e limpeza, bem como o método usado para descartar lotes reprovados de carne. Se me lembro bem, um corante verde era jogado sobre os mesmos, para que ninguém mais se utilizasse deles. Correto? Caso interesse “publicar” ou divulgar estas nossas impressões em seu site, por favor, va em frente.

Claudio Vaccari - CVA Engenharia

Anônimo disse...

Eu queria saber como se faz as hamburgueres da Mc donals sem minhocas em casa,quero todas receitas das hamburgueres!!!!!.

Anônimo disse...

ola...
acho o seu comentário muito interessante....
trabalho no mcdonalds faz onze anos, e posso confirmar as boas práticas de higiene e segurança alimentar levadas a cabo pela companhia e todos os seus colaboradores.... tamos todos de parabens....
concluindo:
Mcdonalds recomenda-se......

Anônimo disse...

você falou sobre "minhocas" no hamburger do Mc Donald's. Uma coisa me chamou a atenção, se ele é feito com 100% de carne moída, como eles conseguem aquela consistência? não tem ovo para dar liga, nem temperos? não tem semôla para dar o gosto e a consistência?

Anônimo disse...

Atualmente não mais. Inicialmente sim mas era o minhocosú, não sei ao certo a grafia, uma subesp´´ecie de minhoca muito maior e completamente limpa, pois eliminava todos os resíduos do seu organismo produzinjdo uma carne muito gostosa. Na década de 80 o Brasil chegou a ser o maior exportador mundial de minhococú, criação introduzida no Brasil pela empresa Mc Donald´s para a qual trabalhei por alguns anos tendo inclusive frequentado a Univgersidade do Hambúrger onde se fundamentava que o insumo era completamente sem contra-indicação alimentar. Produzia uma carne muito nutritiva e portanto era também adicionada celulose, a base do papel para se obter maior liga na produção de carne para o hamburger. Depois os movimentos de consumidores começaram a questionar o a empresa aboliu ao menos no Brasil, mas creio que no mundo todo o insumo, la~çando a campanha 100 % carne bovina que existe até hoje como inscrição nos cardápios dos restaurrantes Mas Donald's e portanto não pode ser uma afirmação mentirosa sob pena de constituir um crime de propaganda enganosa e afrontar os orgãos de inspeção sanitária do Brasil. Em resumo hoje a carne é 100 % bovina sem nenhuma dúvida.

(conclusão antes tinha sim)

Emerson disse...

Ola Charbell

E sobre os animais de onde esta carne vem... é usado antiflamatorios profilaticos e hormonio do crescimento?

http://www.anovaordemmundial.com/

Anônimo disse...

Eu sou funcionário da bralo junto ao grupo marfrig,tenho a serteza que o hamburguer produzido no meu local de trabalho é sem comentários.
Só tenho a elogiar.
Por isso descarrego os veiculos de ponta de agulha, dianteiro entre outro que são produzidos os hamburgues.
Nunca imaginava trabalhar na área alimenticia pois cada dia estou adiquirindo experiencia .
Pois estamos trabalhando dobrado para atender ,o mercado de trabalho
que aumentou bastante neste mes .

joel disse...

Eu sou funcionário da bralo junto ao grupo marfrig,tenho a serteza que o hamburguer produzido no meu local de trabalho é sem comentários.
Só tenho a elogiar.
Por isso descarrego os veiculos de ponta de agulha, dianteiro entre outro que são produzidos os hamburgues.
Nunca imaginava trabalhar na área alimenticia pois cada dia estou adiquirindo experiencia .
Pois estamos trabalhando dobrado para atender ,o mercado de trabalho
que aumentou bastante neste mes .
joel vilacio de oliveira

Sandra Araujo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandra Araujo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandra Araujo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandra Araujo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandra Araujo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fábio R. disse...

Totalmente sem fundamento suas explicações, e confesso que não consigui conter os risos, devido a ingenuidade que as pessoas encaram esse fato devido a notas oficiais da empresa. Primeiro; é lógico que a rede de Fast Foods americanas 'Mcdonalds' irá negar tal fato, pois isso afetaria drasticamente suas vendas, como já afetou com esses boatos.
O que ocorre de fato, é que, é simplesmente IMPOSSÍVEL os Hambúrgueres do Mcdonalds serem de carne 100% Bovina. Por quê? - Vejamos matematicamente; só no Brasil são vendidos aproximadamente 135 mil Big Macs por hora, um número absurdo, num mês passariam milhões e milhões de hambúrgueres, sem contar os outros sanduíches. O que eu quero dizer é que é simplesmente impossível ter tanto gado para suprir tal demanda. Pelos meus cálculo teriamos que te em torno de 900 Milhões de Gados no Brasil para suprirmos tudo isso em um ano. O que parece ser impossível, sendo que no Brasil temos apenas 190 milhões de pessoas, ora, quer dizer então que temos uma proporção de 5 gados por metros quadrado? Onde? Eu não estou vendo. Ao lado de minha casa não vejo nenhum, e percebo que a Agropecuária é se dá apenas em regiões rurais.
Enfim, isso é praticamente impossível, existe alguma outra mistura na carne do Mcdonalds e não é apenas GADO, pode ser que possa conter alguns %% de carne Bovina, mais de que é 100% carne bovina, aí meu amigo, me desculpa mais você teria que ter outro planeta só com Boi para distribuir Hambúrgueres para o mundo. Sem contar outros países que nem tem cultura de gados. Japão por exemplo.
Segundo de tudo é que, meu pai conhece um dos produtores (Por questões de segurança não irei revelar a cidade) que cria uma minhoca chamada "Minhocuçu", é uma minhoca extremamente saborosa e rica em proteínas e vitaminas, que por coincidência, a carne dela pura tem um gosto muito semelhante aos Hambúrgueres do Mcdonalds (Faça você mesmo o teste e prove e tire suas conclusões do paladar), elas são criadas em Estufas em grandes quantidades. milhões delas todos os meses. Vivem em terras férteis a 40cm abaixo de raízes das gramíneas. São minhocas super limpas e muito bem cuidadas, e esse produtor, cria, colhe, mata e tritura todas em processo de condensação. Elas são fechadas dentro de galões de aço inoxidável de 60Kg cada um e são distribuídos as indústrias de Hambúrgueres do Mcdonalds onde são feito os tais hambúrgueres e distribuídos.
Essa é a realidade, sempre foi assim. Já expliquei isso a várias pessoas, e sei que muitas ainda iram discordar achando que a carne é 100% bovina, e que então vivemos na República Bovina do Brasil, onde há mais bois que humanos para fazer Hambúrgueres ao Mcdonalds, e que só quem é muito alienado mesmo que não vê que de carne bovina o Mcdonalds não tem nada.
Eu particulamente adoro os sanduíches do Mcdonalds, acho delicioso, pois Hambúrgueres de minhocuçu são muito mais saborosos do que de carne de gado.
Acreditem se quiserem, se não quiserem e acharem tudo isso uma bobagem pouco me importa, pois os mesmo que defendem essa idéia de que o Hambúrguer do Mcdonalds é bovina, são prováveis de pessoas que estão ligadas a empresa e que tem função de desmentir essa história, criando Blogs, sites e etc contra a fatos como os que eu mostro. Independente de tudo vocês não iram conseguir nunca provar o contrário, pois como já falei é matematicamente Impossível! Só acredita na versão do BOI quem é desinformado mesmo.
=) Espero ter ajudado!

Sandra Araujo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Charbel Atalla Antonio disse...

Reitero, confirmo, cada palavra do artigo acima, de minha autoria - assumindo total responsabilidade pela veracidade das informações prestadas.
Esclareço que o meu interesse em escrevê-lo foi - é - de apenas divulgar a verdade, e "tirar as minhocas da cabeça" de quem ainda se preocupa porque acha que pode ser verdade.
À quem achou 'interessante' o comentário do 'Fábio R.', sugiro verificar por si mesmo os números citados por ele - são contas fáceis de fazer, e informações fáceis de checar (na Internet, em órgãos públicos, etc.).

Renata Ueno. disse...

Eu fui no google pesquisar essa dúvida que tenho há muito tempo, mas o único resultado que consegui foi ainda MAIS dúvidas.

Quase foi convincente o artigo do blog, quase... Mas em questão de argumentos que fazem realmente sentido, com certeza foi o do Fábio.

Mas minha dúvida ainda continua.

Anônimo disse...

tem nada de minhoca não vc deve ser um concorrente querendor levar vantagem dessa lenda urbana!!!

O Capacete disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Trabalhei no Mc no período de 1998 a 2005, em meados de 1997 fui até a Braslo (hoje Marfrig)com meu pai que na época trabalhava com refrigeração industrial, conheci a fábrica e logo caiu a lenda...após isso ainda quando funcionário voltei a empresa Braslo, já estava instalada na "Food Town" em Osasco, ví que tinham melhorado a tecnologia, essa a ponto de eliminar nervos e gorduras de 1,5mm, se vocês não sabem, a ANVISA exige que os produtores de hamburgueres e outros alimentos como nuguets e empanados de carnes, tenha um eliminador nas máquinas de produção com orifício de 3mm para evitar possíveis acidentes como esgasgamentos, no entanto, como falei, a Braslo trabalha com um eliminador com 1,5mm a menos.
Mas esse não é foco da questão levantada, esse tal de Fábio R. come no Mc Donalds também meus caros, vocês acaham que não? É só mais um idiota querendo causar polêmica,se você não sabe meu amigo, o Brasil é o segundo maior produtor de carne bovina do mundo, com 10,25 milhões de toneladas ao ano com crescimento de 1,2% ao ano. A Marfrig, (produtor dos hamburegueres do Mc) produz uma média de 120 toneladas dia, isso corresponde a 43800 tonelasdas ao ano, aí vc vem e fala que não o nosso país não comporta a produção.
"Pega uma enxada, cave uns buracos, pegue as melhores minhocas e misture-as com carne moída" e coma, se ficar igual ao hamburguer do mc, me mande a receita.

Ale disse...

Sim, é verdade pura. A mãe de uma amiga minha tem um minhocário para criação de minhocas californianas(que são bem grandes) e 1 semana antes das minhocas serem vendidas ao McDonalds, elas passam a comer apenas maçã verde para desintoxicá-las de toda a terra que as mesmas engoliram.
As minhocas propriamente ditas, não perfazem o gosto da carne 100% bovina e servem apenas como "liga" para que a carne 100% bovina e moída, grude entre si.
Minhocas nem poderiam ser 100% da carne do hamburguer, pois a carne de minhoca que é 95% proteína pura, é 8 vezes mais cara que carne bovina.

Unknown disse...

A namorada do meu cunhado disse que uma amiga ou parente dela fez um estágio e viu que tem minhocoçu no hamburguer

Unknown disse...

Nossa que absurdo quanta besteira ,hamburgue de minhoca, cara você é alienado, quer dizer que no Brasil não tem gado suficiente para abastecer o mercado mas minhoca tem, kkkkk, eu trabalhei na braslo entre 2005 e 2010,como operador de produção na linha do beef que é a que faz o hambúrguer, acompanhava e operava as máquinas de moagemm, mistura e formatação do produto, e posso garantir que é sim 100% carne bovina, vamos fazer uma conta rápida, cada hambúrguer que serve para fazer o big mac tem 49g, que é chamado de hambúrguer regular, por dia de produção faziamos 23 batidas (que é a moagem e mistura de carne resfriada com a carne congelada)de 5mil kg cada uma,e então por batida fazia em média 10.204mil hambúrgures e por dia 234.693mil, isso só na braslo sem contar que o mc também conta com outras empresas como a sadia, e temos que lembrar também que um boi chega a pesar em média 500kg e o Brasil tem 212,3 milhoes sendo o segundo maior produtor do mundo , e que a carne usada no processo de fabricação são retalhos ou recortes traseiros e dianteiros, já as citadas minhocuçu são criadas por pequenos produtores para alimentação de pequenos animais, como rãs, peixes, aves, camarão-de-água-doce, e, principalmente, na produção de húmus, esterco de minhoca ou vermicomposto (terra vegetal) e um produtor consegue na melhor das hipóteses cerca de 4kg de minhoca em um metro quadrado por mês.
Não sei de onde você tirou que são vendidos 135mil de big Mac por hora, segundo o mc Donald no Brasil são vendidos cerca de 180mil por dia só na braslo a produção de um dia já supre e sobra a demanda no Brasil.
Cara vai estudar e se enformar melhor não fale do que você não conhece.

Unknown disse...

Claro q tem minhoca carne de boi pura eh totalmente diferente ,a consistência do hambúrguer do Macdonald é diferente de carne de boi