Kanban – automação do Just in Time – o que é, como e porque praticar

Charbel Atalla Antonio

quais os benefícios e porque utilizar > veja no fim do artigo

Kanban é um procedimento utilizado para otimizar quantitativamente fluxos operacionais de materiais ou produtos.

Muito falado e muito valorizado – com toda razão – o método foi desenvolvido e aperfeiçoado na Toyota, no Japão, por volta de 1950.

Famoso, valioso, e muito, muito simples – muito fácil de aprender, e de aplicar.


Muitos de nós até já o conhecem, mesmo sem saber.
Por exemplo, você está escrevendo, usando um caderno e, ao chegar próximo do fim das folhas, encontra uma diferente, colorida, com uma mensagem do fabricante sugerindo a compra de um novo caderno. Você a destaca, entrega para o seu assistente e pede para buscar um caderno novo.
Você acabou de usar o kanban!
Kanban e Just in Time!

Kanban é só um aviso sobre uma quantidade pré-determinada. E Just in Time é ação no momento da necessidade.

Qual a grande novidade então?
• É constatar que isso é muito prático. Muito fácil de fazer. Muito funcional.
• É perceber, se conscientizar, e aplicar esse mesmo procedimento em diversas e muitas outras atividades que temos no dia a dia.
• É ver que basta providenciar um sistema de sinalização, determinar quando ele deve ser ativado e percebido, e qual a providência correspondente.
• É entender que usar kanban é padronizar e automatizar – dispensando outros métodos de controle e análise.
• É entender que é muito útil, especialmente em processos com várias pessoas envolvidas, evitando as muitas variações e falhas que ocorrem quando as providências ficam a cargo de todos, indeterminadamente.

Na prática, na indústria, a forma mais comum, mais utilizada, é uma ficha, geralmente vermelha ou amarela, residente (no estoque) ou viajante (na produção), que, quando “aparece”, significa que é o momento certo – de reabastecer a linha, ou comprar mais, ou produzir mais, ou parar de produzir...

Aspecto muito importante é a determinação do ponto adequado da sinalização. O estoque mínimo, o nível máximo, etc.. Deve ser feita com muito critério. Super ou sub dimensionamentos podem implicar em excessos ou faltas de estoque, interrupções de processos operacionais – perdas de tempo, dinheiro, qualidade.

Na empresa, na indústria, a utilização do kanban, pelo seu grande potencial de resultados e baixo custo de implantação, merece toda a atenção. Muitas vezes, compensando ir um tanto além da simplicidade aqui mostrada. Para esses casos existem no mercado diversos “utensílios”, projetados especificamente para uso do kanban. Nos EUA e Europa a diversidade é muito grande. No Brasil já temos também uma linha bastante diversificada, merecendo destaque, na minha opinião, a da Isoflex, pelo design e pela qualidade.


Resumindo: quais os benefícios e porque utilizar Kanban e Just in Time
(em atenção ao interesse e perguntas da leitora Mayara T. Martins)

Usamos Kanban essencialmente para evitar falta de material no processo de produção – especialmente quando é mais prático ou menos custoso que instrumentar com recursos tecnológicos mais “sofisticados” (sensores / comandos eletro-eletrônicos, CLP, etc.)
Usamos Just in Time basicamente para minimizar estoques e seus conseqüentes custos (financeiros e operacionais) – uma possibilidade tanto maior quanto mais previsível e controlável for o consumo do processo, seja de industrialização ou comercialização.
Usamos Kanban & Just inTime – juntos – para ter a quantidade certa na hora certa, nem mais nem menos e nem antes nem depois. Ou seja, mínimos custos e máximo lucro.

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3 comentários:

Prof. Edna disse...

Esse site é ótimo...parabéns!!!

ao encontro da luz disse...

É altamente eficiente e eficaz o controle em tempo real tanto para controlar quanto para lucrar e otimizar os processos ligados ao estoque..........

Anônimo disse...

Parabéns , umaboa fonte de consulta para estudantes simples e objetiva .

Guilhere