Formulários em Excel – como fazer

Charbel Atalla Antonio

- Olha quanta gente! A gente devia ter mandado fazer um formulário de cadastro, distribuir agora..., e já íamos sair daqui com um banco de dados valendo ouro... Que bobeada!
- Deixa comigo... Daqui a 15 minutos a gente tem 100 formulários na mão. E, se precisar, mais 100 a cada mais 5 minutos.

... 10 minutos depois a impressora já estava imprimindo o formulário abaixo:



Saber fazer, de forma rápida e fácil, seus próprios formulários é extremamente útil.
Rapidez. Economia. Qualidade.

Planilhas de cálculo como o Excel são excelentes para fazer formulários. Aqui mesmo no
Operando Bien você pode ver vários outros exemplos – o formulário de Ordem de Serviço é um deles.

Uma grande vantagem é a versatilidade: você faz rápido a primeira edição, na quantidade mínima necessária. Depois vai modificando, melhorando, conforme necessário e desejado. Sempre muito rápido e fácil, na quantidade mínima necessária, e só no momento escolhido – “just in time”!

Fazer formulários no excel é muito fácil. E para aprender como fazer o básico, o mínimo necessário, não leva mais que uns 10 a 15 minutos.

Como fazer - operações básicas e principais
• Ajustar largura de colunas ou altura de linhas
Para ajustar a largura de uma coluna, posicione o cursor entre as letras-nome das colunas e, ao surgir o símbolo (setinha dupla), clique e arraste até onde desejar. Para ajustar altura de linhas é a mesma coisa. Para deixar várias colunas com a mesma largura, selecione as desejadas (clique na letra-nome da 1ª., vá até a última escolhida e solte) e ajuste (com a setinha já citada) qualquer uma delas. Com as linhas, idem. Alternativa, pelo Menu: > Formatar > Coluna > Largura
• Juntar duas ou mais células.
Primeiro verifique e, se não tiver na sua barra de ferramentas, coloque os botões “Mesclar Células” e “Desmesclar Células”, pelo Menu: > Ferramentas > Personalizar > Comandos > Formatar > selecione os dois botões e os arraste para a barra de ferramentas.
Para juntar duas ou mais células, na horizontal ou vertical, clique na primeira, arraste e solte na útlima, e clique em “Mesclar Células”.
• Fazer linhas de contorno ou separação de células, linhas ou colunas.
Para colocar linhas entre células ou no contorno de uma célula ou um conjunto de células, clique na de um extremo do conjunto, arraste e solte no outro extremo, e siga pelo Menu: > Formatar > Células > Borda > escolha e aplique as linhas desejadas.
• Inserir e remover linhas e colunas
Para inserir pelo Menu: > Inserir > Linha ou Coluna, e para remover: > Editar > Excluir > marque a opção. Se for usar frequentemente, coloque também esses botões na barra de ferramentas, como feito para Mesclar e Desmesclar.
• Digitar, formatar e posicionar textos.
Com o cursor na célula a preencher, digite o texto desejado. E, pelo Menu: > Formatar > Células > Alinhamento e/ou Fonte > escolha e aplique os formatos desejados.

Complementos e Dicas
• Deixe sempre pelo menos a 1ª. linha e a 1ª. coluna vazias. Só para ficar bem visível na tela a borda de limite do seu formulário.
• Pré-visualize sempre a impressão antes de imprimir. E use recursos como > Arquivo > Configurar Página > Ajustar para caber...
• Para colorir / preencher áreas use > Formatar > Células > Padrões...
• Você pode copiar e colar o formulário inteiro, por exemplo, para caber e imprimir 2 formulários por folha. Para manter toda a formatação, selecione todas as linhas (clicando na margem da planilha) que abrangem o formulário, copie e cole.
• Se desejar figuras, gráficos ou fotos no formulário, basta copiar e colar.
• Use esses mesmos recursos para fazer cartão de visita e outros “impressos”.
• Se desejar remover algum dos botões colocados na barra de ferramentas (ou mesmo outros já existentes), vá pelo Menu > Ferramentas > Personalizar > e clique no botão a ser removido, lá na barra de ferramentas, arraste p/ fora da área da barra de ferramentas e solte.

Gostou do Operando Bien?
Se desejar, você pode retribuir ou colaborar.

e, se você for dar uma festa,
promover um evento, não importa o tamanho,
garanta seu sucesso com a
>>> Se você tiver perguntas ou quiser colaborar para o assunto com seu conhecimento e experiência, me mande um email ou publique aqui o seu comentário.
>>> Para ser avisado sobre novos artigos informe seu email na coluna ao lado.

9 comentários:

Anônimo disse...

muito fácil... caso vc informasse como fazer...

ronaldo olive disse...

Por favor, poderia fazer um passo-a-passo, pois assim ficaria 100% facil.

obrigado

Charbel Atalla Antonio disse...

Oi Ronaldo. Um passo-a-passo mais detalhado depende de vários fatores (do seu conhecimento, do que você quer fazer, etc..). Me diga qual está sendo sua dificuldade e eu tento te ajudar.

Anônimo disse...

Vc "ensinou" a fazer um formulario para ser impresso, que praticamente não serve pra nada. O Excel não foi feito só pra isso. O ideal é fazer um formulario eletronico, em que à medida que os campos forem preenchidos, um banco de dados já vai sendo montado automaticamente.

Anônimo disse...

A orientação de vocês é bem simples mas com muito conteudo.
Seguindo as instruções aprendi muito e fiz um formulário tipo check-list para anotar dados p/ emitir um NF que ficou muito bom.
Achei muito bom todos os artigos.

Unknown disse...

Boa noite, adorei o conteúdo pois muito irei estudá-lo.
Obrigado por este material, muito irá me ajudar.

Anônimo disse...

deixa pra lá...

Anônimo disse...

Por velho!!! Disse tudo e não falou nada, mas valeu pela dica, ja é um cemeco para pesquisas em outros blogs da vida.

Marcelo Augusto disse...

Bom.. se uma pessoa está procurando como fazer um formulário, ela não quer saber pra q serve, e sim como fazer um formulário, vc poderia pelo menos ensinar como inserir um neh...