Operando Bien - contato

e-mail: charbel.a.antonio@gmail.com


Gostou do Operando Bien?
Se desejar, você pode retribuir ou colaborar.

18 comentários:

ronaldocgq disse...

Bom dia, Charbel!

Tem uma indicação de um prêmio para seu blog no Qualiblog. Dê uma olhada!

Unknown disse...

Boa noite!

Meu nome é Aline Bastos, sou aluna do curso de Relações Públicas, da Universidade Salvador - Ba. Gostaria de saber quais são os autores do conceito apresentado para check list em seu blog. Estou realizando um trabalho academico e essa informação é de grande valia. Meu e-mail é: llinnirp@yahoo.com.br

Grata
Aline Bastos

Charbel Atalla Antonio disse...

Os autores do artigo sobre check-list são um só - eu mesmo. Se precisar, meus dados estão na página "Autor", lá no Operando Bien.

Anônimo disse...

Bom dia, Charbel!!
Tenho uma duvida em relação à Curva ABC: como posso classificar em A, B, ou C, se os valores totais (média das quantidades x preço unitario) estiverem todos próximos? E, dessa forma, praticamente ser necessário todos os itens para chegar aos 80 %? Gostaria muito que me esclarecesse sobre esse assunto, pois todos os modelos apresentados em livros toma os valores "certinhos", que dão 20% dos itens - 80% dos valores.
Obrigado, e um grande abraço!!
Otavio

Anônimo disse...

Para exemplificar o que escrevi, coloquei uma tabela para montar a curva ABC (me desculpe pois nao sei formatar, ficou meio estranho aqui), mas com boa vontade, dá pra entender a tabela.
Até 81 % do valor acumulado, a % de itens já dá 58,3 % (7/12), portanto, superando os 20 %. Como devo proceder nesse caso?
Obrigado!!


Qt. Pr.uni. Val. Tot. % % acum
150 66,00 9.900,00 14,09 14,09 A
82 115,00 9.430,00 13,42 27,51 A
87 98,00 8.526,00 12,13 39,65 A
51 160,00 8.160,00 11,61 51,27 A
36 200,00 7.200,00 10,25 61,52 A
175 41,00 7.175,00 10,21 71,73 A
79 85,00 6.715,00 9,55 81,29 A
500 9,50 4.750,00 6,76 88,05 B
350 11,50 4.025,00 5,73 93,78 B
170 15,00 2.550,00 3,63 97,41 B
2000 0,60 1.200,00 1,70 99,12 C
410 1,50 615,00 0,87 100,00 C
Total Valor: 70.246,00

Charbel Atalla Antonio disse...

Olá Otávio
A classificação ABC funciona sim, e muito. E não é só em exemplos - ou só na teoria.
Porém a Curva ABC não é indicada para pequenas quantidades, nem quando os valores são todos próximos.
Se você tentar fazer a Curva ABC para 10 ou 20 itens diferentes de uma "loja de R$ 1,99", vai encontrar a mesma dificuldade do seu exemplo.
Mas, se você considerar outros parâmetros (p/ os mesmos itens), por exemplo quantidade vendida por semana ou lucro unitário, a Curva ABC já vai começar a revelar o seu valor...
No seu caso, p/ fazer a Curva ABC, talvez seja interessante considerar consumo, criticidade, prazo de entrega ou produção, etc..

Anônimo disse...

Valeu, Charbel!! Vc precisa escrever um livro detalhando esses pontos que nenhum outro autor toca... Só dá exemplos que dão certos, e nao falam o que fazer quando aqueles parametros nao dão certos!! Eu sei que tem outros parametros para usar, mas nao sabia que existem casos que nao poderiam ser usados. Olha que consultei varias pessoas ditas "entendidas" no assunto!! Um até falou que todos os itens podem ser considerados classe A!!!
Valeu mesmo!!
Abraços!!

Anônimo disse...

olá passei a ser monitora de qualidade de uma empresa , aonde preciso montar um plano de ação, pois não alcançamos a meta de 92% a´uns 5 meses, meus maiores ofensores são linguagem, procedimento (aonde operadores podem consultar material de apoio, porem tem preguiça) e falha grave (eles tem que argumentar para cliente naõ cancelarem o produto em questão, porem não fazem sondagem,) pode me ajudar tentei usar a tbela dos 5wq, porém naõ tenho idéia de como montar um palno de açãoneste caso estou á procura de cursos e estou lendo muito pode me ajudar?

Charbel Atalla Antonio disse...

Cara Monitora de Qualidade
Empregados com preguica?? Mande embora! Troque!
Comece por aí.
Me contate por e-mail.

lais disse...

Ola Charbel meu nome é Thuleisse adorei o seu blog. me serviu muito para redigir uma ata. Meu e-mail é laiscaldasster@gmail.com gostaria de estar recebendo dicas se possivel. Abraços

Anônimo disse...

Charbel Boa noite!

Trabalho em uma empresa onde sou resnponsável pelo estoque, fazer com que o inventário tenha a menor perca possível, consegui muitos resultado com controles que implantei, porém há muita falha tanto em entregar errado ao clinte como no carregamento, e isso reflete nos numeros do inventarios, como fazer em relação a pessoas que tem acesso aos produtos, sendo que a perca é só responsabilidade minha, já deleguei varios processos por conta disso, mais quero chegar mais ainda a perfeição, gostaria de ver se possui alguma planilha para devolução de mercadoria e retirada de produto ao cliente, e que pudesse me dar mais dicas, minha empresa é do ramo de frios e laticinios onde é o kg que trabalhamos no inventário

Grata

Marcia Fraga

Charbel Atalla Antonio disse...

Olá Márcia
O melhor caminho é você definir bons "Indicadores" - pelo menos um: "Acuracidade" - e obter o comprometimento dos envolvidos através de "Gestão à Vista" (leia o artigo aqui no Operando Bien). Se você ainda não leu, leia também os demais artigos sobre "Estoque". Faça inventários frequentes (quinzenais ou mensais), discuta os resultados c/ a equipe, faça "Planos de Ação". Persista!

isa disse...

Boa noite!
Gostaria de uma orientação,pois estou iniciando na supervisão das gerencias de um supermercado,porem o presidente não delegou o que cada gerente é responsavel(suas atribuições). Na verdade os gerentes não possuem um roteiro de atividades,e não apresentam informações para a presidencia, ate porque não foi dito o que realmente se quer de cada um deles. Então como supervisionar, se nem eles (gerentes) sabem quais suas atribuições.

agradeço

Um grande abraço!!!

Charbel Atalla Antonio disse...

Cara Isa
Eu posso ajudá-la de imediato mas, é melhor você me contatar por e-mail, ou telefone (v. acima).

Angel disse...

Boa tarde,

Meu nome é cristian e sou estagiario de engenharia de produção no pará, estou tentando montar uma planilha de produção junto com o gerente de produção e se possivel gostaria de uns links para exemplo de planilhas que unam produtividade mas também façam controle de quantidade de material necessário e todo um check-list de matéria-prima.

Obrigado

Lucinalva disse...

olá Charbel
Gostei muito do seu blog, obg pela visita no meu, já estou te seguindo, os textos são ótimos. Que Deus te abençoe sempre. Fiz um concurso de frase no meu blog, se quiser vc pode participar, vai lá e olha o regulamento. FICA COM DEUS

karl heinz disse...

Bom dia Charbel,

Meu nome é Karl Heinz,so Consultor de Empresas.
Estava lendo seu artiga da HOUSEKEEPING 5S´ é gostei muito. Uma Industria de sacos de papel me pede um orçamento para implantar HOUSEKEEPING 5S`. De que forma eu elabora este orçamento, qual valor eu vou cobrar,quanto tempo demora esta implantação.Voçe pode me ajudar? Voçe pode me mandar mais algum material, planilhas, cronogramas ectr, ectr, á respeito de como implantar com segurança á housekeeping? Meu e- mail: kwfocke@hotmail.com
muito obrigado.

Abraço
Karl Heinz

Jairovisk disse...

Charbel, boa noite;

fiz um download de sua planilha de cronograma; foi muito util.
Só peço que me confirme os dados bancários para pode te enviar um deposito.
jmarquesjunior1908@gmail.com