Uma reunião específica, marcada entre os envolvidos para tratar de um assunto determinado, geralmente já é naturalmente interessante.
Na Internet já tem vários artigos muitos bons escritos sobre reuniões em geral. Caso queira ler, eu recomendo dois deles: um do Efetividade e outro do Portal O Gerente.

O problema mesmo costuma ser com as reuniões de rotina: a reunião mensal do condomínio, a reunião semanal com a diretoria, a semestral de pais de alunos, e por aí vai...
aaaahhhnn..., só de falar...
Dicas / sugestões para tornar as
reuniões de rotina interessantes e agradáveis:
1. Comece pelos “Assuntos Diversos”. Ao contrário do usual, onde esse espaço é sempre deixado para o fim – e não funciona – inicie a reunião oferecendo a oportunidade dos participantes trazerem novos assuntos, novas idéias. Limite esse espaço em 10 ou 15 minutos no máximo. Acabando ou não havendo “assuntos diversos”, a reunião normal, com os assuntos de rotina, deve se iniciar imediatamente – isso mantém a disciplina do horário de início. Os assuntos interessantes que surgirem devem ser anotados para serem retomados e devidamente discutidos posteriormente.
2. Tenha bons recursos áudio-visuais. Use e abuse da tecnologia: projetores (p/ expor gráficos, tabelas, fotos, etc.), teclados e mouses sem fio não são mais coisas raras e caras – e são utilíssimos em reuniões. Microfone sem fio, gravador, câmera fotográfica, etc.. O mínimo que você deve ter é um quadro branco – ou até mesmo a velha lousa e giz...
3. Mantenha um clima produtivo e cordial. Não permita extremos: “brainstorming” só se consciente e combinado; “censura” só se inevitável; “deboches”, nem pensar.
4. Permita ou providencie algumas “comodidades”: água, balinhas ou bolachinhas, pequenos intervalos se a reunião for se estender além de 1 a 2 horas, etc. Acomodações (separadas) e distração (revistas, TV, etc.) para eventuais “acompanhantes” (ou “similares”). Papel e caneta p/ quem precisar, uma ou mais calculadoras sobre a mesa, etc..
5. Encerre recapitulando e destacando os objetivos e resultados.

Observação: um aspecto à parte, mas muito importante para uma boa reunião é verificar e assegurar condições adequadas de “conforto”: iluminação, temperatura, ventilação, acústica, visão (em todos os lugares), visual (estética do ambiente), acomodações (mesa, cadeiras), etc..
Também aqui no Operando Bien: Ata de Reunião – como, quando e porque fazer e vários outros assuntos de interesse - veja o Índice de Artigos - para quem costuma conduzir ou participar de reuniões.
Gostou do Operando Bien?
Se desejar, você pode retribuir ou colaborar.
promover um evento, não importa o tamanho,

"Ainda é cedo"... mas se você já vai mesmo... > sair do Operando Bien
Assuntos úteis, necessários e de fácil assimilação, com certeza dividirei este com o meu grupo de faculdade, que no momento preparam como trabalho, um evento. Muito obrigado por este e por outros artigos que você disponibilizou em seu blog, que mais profissionais possam dividir seu conhecimento pensando em alcançar a excelência nos serviços prestados no Brasil.
ResponderExcluirValeu!
Nilcy Hellen
ResponderExcluirGostei muito,me ajudou,e tenho certeza que con essas dicas vou ser uma mediadora excelente.
tenho 14 anos
moro em São Paulo